Home / Diário Materna / Uma ceia moderna e prática é a proposta da chef Paula Stephan para o Natal

Uma ceia moderna e prática é a proposta da chef Paula Stephan para o Natal

ceia

Uma ceia de Natal leve e moderna, com receitas práticas e rápidas, é a proposta da Chef Paula Stephan que criou um menu com três opções e sobremesa elaboradas com ingredientes que são facilmente encontrados nessa época do ano.

“Geralmente as ceias natalinas têm muita variedade e acabam ficando pesadas. Às vezes, isso é desnecessário. Com uma proteína e duas guarnições é possível ter uma ceia completíssima e deliciosa, sem perder muito tempo cozinhando”, explica.

Para brilhar na noite do dia 24, Paula preparou um peru super suculento com recheio de farofa de miúdos acompanhado de frutas frescas.

Como guarnição, a chef sugere uma farofa de castanhas portuguesas, damascos e ameixas pretas com amêndoas torradas e pistaches. O outro acompanhamento é um cremoso Purê de Maçãs Gala com sabor mais suave e a missão levar delicadeza à Ceia.

Para encerrar a festa, uma rabanada diferente. Feita com pão de forma e recheio de doce de leite cozinho na pressão, ela é dourada na manteiga e servida com sorvete e calda de frutas vermelhas.

Confira as receitas e aproveite as sugestões para preparar uma Ceia tão diferente quanto deliciosa!

 

PERU ASSADO RECHEADO

Rendimento 6 porções

INGREDIENTES:

1 peru

200 g de manteiga com sal

1 cebola

2 dentes de alho

200 g de farinha de mandioca ou farinha de rosca

Sal

Pimenta do reino branca

Barbante

MODO DE PREPARO:

Para preparar um peru assado suculento e delicioso é necessário seguir esses 13 passos com detalhes que fazem toda a diferença:

  1. Deixe o peru descongelar
  2. Retire o saquinho do interior com os miúdos e reserve
  3. Seque bem o peru com papel toalha
  4. Delicadamente levante, descolando a pele do peito sem rasgar
  5. Prepare a manteiga. Ainda fria, vá mexendo com a colher até ficar na textura de pomada
  6. Deposite debaixo da pele uma quantidade generosa de manteiga
  7. Dentro do peru salpique sal e pimenta do reino branca
  8. À parte, prepare a farofa. Pique a cebola e o alho, corte os miúdos e refogue-os na manteiga temperando com sal e pimenta. Adicione a farinha e doure.
  9. Recheie o peru com a farofa que ajudará a manter sua suculência e umidade
  10. Coloque um pouco de manteiga sobre o peito e coxas e, com um barbante, amarre as coxas
  11. Aqueça o forno a 200º C e coloque o peru com as coxas viradas para o fundo do forno
  12. Vá pincelando manteiga de 30 em 30 minutos. O período de forno dependerá do tamanho do peru, mas geralmente o tempo não passa de 2h30.
  13. Agora, uma última dica importante: deixe o peru descansar por, pelo menos, 30 minutos antes de fatiá-lo para os sucos internos se espalharem bem e, se necessário, aqueça rapidamente antes de fatiar. Decore com frutas frescas da estação.

 

PURÊ DE MAÇÃ GALA

Rendimento 6 porções

INGREDIENTES:

4 maçãs gala

1 batata doce média

3 colheres de sopa de manteiga

1 xícara de água

Sal

Pimenta do reino branca

MODO DE PREPARO:

Descasque as maçãs, retire os miolos e corte-as em pedaços médios. Cozinhe à parte a batata doce. Em uma panela, coloque 2 colheres de manteiga, as maçãs e a xícara de água. Tempere com sal e cozinhe em fogo médio até ficarem super macias. Escorra as maçãs e passe-as no amassador de batatas duas vezes para ficarem bem fininhas. Passe também a batata doce que foi cozida à parte. Misture as maçãs e a batata doce, adicione uma colher de manteiga e mexa. Finalize com a pimenta do reino branca.

 

FAROFA DE CASTANHAS PORTUGUESAS

Rendimento 6 porções

INGREDIENTES:

200 g de castanhas portuguesas

50 g de amêndoas torradas

50 g de pistaches

80 g de damascos

50 g de ameixas pretas sem caroço

100 g de farinha PANKO

4 colheres de manteiga

MODO DE PREPARO:

Pique grosseiramente as castanhas portuguesas e os demais ingredientes. Hidrate o damasco em água quente. Em uma panela, coloque duas colheres de manteiga. Adicione as castanhas portuguesas e deixe dourar levemente. Em seguida, junte os outros ingredientes deixando por último a farinha e as duas colheres de manteiga. Doure e sirva.

 

RABANADA RECHEADA

INGREDIENTES:

Pão de forma tipo Artesano (mais grosso)

1 caixa de morangos

6 amoras

1 xícara de chá de açúcar refinado

1 limão siciliano

1 lata de leite condensado

2 copos de leite

1 ovo

200 ml de manteiga clarificada

1 pote de sorvete de creme de sua preferência

PREPARO DO DOCE DE LEITE:

Coloque a lata de leite condensado na panela de pressão. Cubra bem com água (retire o papel da embalagem) e, quando a pressão começar, deixe por 20 minutos e desligue. Quando abrir a lata terá um doce de consistência média.

CALDA DE FRUTAS VERMELHAS

Lave bem as frutas e pique-as. Coloque em uma panela com o açúcar e deixe em fogo baixo. Acrescente o suco de um limão e cozinhe por 8 a 10 minutos. No final, se precisar, adicione um pouquinho de água.

MONTAGEM DA RABANADA:

Corte as bordas dos pães, deixando um quadrado. Passe uma camada média de doce de leite em uma fatia e cubra com a outra, formando um sanduíche. Bata os ovos com o leite e passe o “sanduíche”. Aqueça a manteiga em uma frigideira. Doure de um lado, vire cuidadosamente e frite o outro lado. Coloque sobre um papel toalha para retirar o excesso de gordura. Sirva a rabanada partida ao meio formando um triângulo, polvilhe açúcar e coloque uma bola de sorvete de creme ao lado e a calda de frutas vermelhas.

 

SOBRE A CHEF PAULA STEPHAN

Graduada pela Le Cordon Bleu, onde aprendeu técnicas francesas da alta gastronomia utilizadas em cozinhas do mundo todo, Paula Stephan ministra aulas e fornece consultoria para elaboração de cardápios, além de treinar equipes e organizar eventos.

Atualmente faz curso de Sommelier Profissional na Associação Brasileira de Sommeliers para atuar no mercado de vinhos e ministra cursos próprios e em parcerias com empresas.

Instagram: @chefpaula.s

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top