Home / Manual do Bebê / Tempo seco e poluição contribuem para desenvolvimento de doenças respiratórias em crianças

Tempo seco e poluição contribuem para desenvolvimento de doenças respiratórias em crianças

shutterstock_64871953

Os altos índices de poluição, tempo seco e a proximidade do inverno lotam os hospitais. Quando as doenças respiratórias atingem as crianças, os pais ficam preocupados e sem saber o que fazer para que seus filhos não fiquem doentes. O pediatra da UTI Neonatal do Hospital e Maternidade São Luiz, criador do portal “Pediatria em Foco”, Marcelo Reibscheid, orienta sobre alguns cuidados simples nesses casos.

“Primeiramente temos que alertar sobre o uso de medicamentos sem orientação médica: totalmente contraindicado. É importante ficar de olho para os sinais e sintomas apresentados, como febre, vômitos, cansaço para respirar e diminuição da urina. Nesse caso, a criança deve ser levada imediatamente para atendimento médico”.

Cuidados do dia a dia podem evitar que a situação chegue ao extremo. Se seu filho estiver resfriado, não o leve para a escola, pois assim você evita que ele transmita o vírus para os demais alunos e ainda favorece para sua recuperação. Evite também deixar a criança em contato com pessoas gripadas ou resfriadas, principalmente em locais fechados.

Especialista em neonatologia, o pediatra ressalta ainda que os bebês merecem cuidado especial. Menores de quatro meses de idade não devem ser levados para locais aglomerados de pessoas. Nessa idade, a imunidade do bebê ainda não está totalmente desenvolvida, favorecendo para as doenças.

O desenvolvimento da criança em várias fases e a relação mãe e bebê são muito importantes. Confira outras dicas para evitar febres e resfriados, que podem se agravar a casos de infecções respiratórias:

Mantenha as vacinas da criança em dia. Amamente a criança até o primeiro ano de vida, se possível, para transmissão de anticorpos da mãe para o bebê.

Mantenha sempre a casa e o quarto da criança limpos e arejados. Evite o acúmulo de pó e ácaros em tapetes, cortinas, bichinhos de pelúcia, e outros;

Mantenha os animais de estimação do lado de fora da casa;

No período do ano de clima seco, procure umidificar o ambiente onde a criança passa a maior parte do tempo, dessa forma é possível evitar irritações de pele e mucosas.

Para evitar as doenças respiratórias em crianças é preciso ter cuidados com o ambiente onde ela fica e com os riscos que os mesmos oferecem. Evite locais fechados, abafados e aglomerados, pois as pessoas podem transmitir vírus para a criança.

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top