Home / Bem Estar / Soltar a imaginação é a melhor ideia

Soltar a imaginação é a melhor ideia

t1

Férias chegando e a mamãe logo pensa: “Haja imaginação para inventar brincadeiras e tarefas para preencherem o tempo”. Jogar videogame ou assistir televisão o dia todo não parecem boas opções, não é?

Além da tecnologia, é preciso que os pequenos brinquem para que possam gastar energia, exercitar a criatividade e se desenvolverem de forma saudável.

Por isso, a escritora de livros infantis, Lu Martinez, dá algumas dicas do que fazer com os filhos:

1. Regras sim, mas nem tanto:
Horários disciplinados e regras para bagunças e gulose

imas podem ser menos rígidas nesta época. Dormir e relaxar um pouco mais pela manhã é sadio também. Embora organizar seja preciso, permita que a preguiça se aconchegue.

2. Passeio turístico pela cidade:
Pesquise sites, jornais e revistas sobre pontos turísticos da cidade. Os dias podem ser divertidos, mesmo pertinho de casa;

3. Pôr-do-sol:
Praia, campo ou montanha? Seja onde for não perca a oportunidade de levar seus filhos para curtir o entardecer. Uma boa conversa será bem-vinda.

4. Piquenique:Pode ser em uma praça perto de casa, um parque, ou até um lugar mais afastado, bonito e bem frequentado. Prepare uma bela cesta com tudo o que os pequenos gostam de comer e beber e tenham uma tarde gostosa em família.

5. Cinema + Pipoca + Guaraná:
Durante as férias, a programação infantil das salas de cinema são bem recheadas. Alugar um DVD e aproveitar a sala de casa também é ótima opção.

6. Que tal cultivar uma horta em casa?
As crianças adoram mexer na terra, pedrinhas, pazinhas e rastelinhos. Além disso, ter hortaliças fresquinhas é muito gostoso.

7. Caravana Cultural: Para os filhos pequenos: filmes e teatros. Para os jovens, escolham em conjunto um espetáculo que agrade a todos: pode ser show, musical, comédia.

8. Cultura em casa:
Se estiver chovendo, monte a programação em casa! Faça um bolo com as crianças ou monte uma peça de teatro. O que vale é usar a imaginação e estimular o aprendizado.

9. Hora da saudade:
Revejam filmes de viagens que vocês fizeram juntos ou fotografias antigas. Registrem os momentos importantes da vida familiar. Que tal promover uma exposição na sala de casa após o almoço?

10. Leitura:
No fim da tarde, uma boa história ajuda a

descansar, assim como aquele soninho da tarde que toda escola integral tem.

11. Dia do contrário:
Nesse dia, pais e filhos invertem seus papeis. Escolher o que vestir e o que comer é tarefa dos filhos. Os pais apenas obedecem às ordens. É uma maneira de ver como os filhos enxergam a relação.

12. Internet que integra:
Se a família toda se reunir em volta do computador, num sábado a tarde, por exemplo, é possível encontrar assuntos que interessem a todos. Além disso, ouça sugestões e aproveite para descobrir conceitos básicos sobre os perigos e benefícios da internet.

13. Inseridos no planeta Terra
Pegue o Mapa Mundi e mostre aos pequenos os oceanos, países, principais capitais, continentes, ou seja, fale sobre geografia. Que tal combinar a próxima viagem?

14. Karaokê:
É sem dúvidas ótima opção para aproximar pais e filhos, soltar a voz, aprender letras de músicas e muitos ritmos diferentes.

15. Brincar de esconde-esconde dentro de casa:  

É um barato quando encontramos nossos pequenos enfiados nos cantinhos mais impossíveis da casa. Entregue-se!

16. Lanterna:
Durante a noite, após o jantar, reúna todos no quarto com porta fechada, luz apagada, lanterna na mão e muitas figuras na parede. Imaginação, risadas e brincadeiras criativas surgem com a escuridão e um foco só de luz.

Boas férias!

Fonte: Lu Martinez, Escritora de livros infantis, empresária e economista, com especialização em Marketing, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, em Administração, pela Fundação Getúlio Vargas, e Capacitação Gerencial, pela Fundação Instituto de Administração – USP.

 

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top