Home / Gravidez / Saúde bucal: os cuidados durante a gravidez

Saúde bucal: os cuidados durante a gravidez

bucal

Está pensando em engravidar? O primeiro passo é procurar um dentista para saber como está a saúde bucal. Durante a gravidez alguns tratamentos não podem ser realizados. Caso contrário, há um grande risco de afetar o desenvolvimento do bebê e a saúde da futura mamãe.

“Dependendo do problema bucal, pode ser necessária cirurgia, a realização de Raio X, ou o uso de medicação. Durante a gestação, a lista de restrições deve ser respeitada. É importante lembrar que além das visitas periódicas ao ginecologista, as idas ao dentista também devem fazer parte da rotina da gestante. Se a gravidez não foi planejada, o correto é procurar um profissional logo no começo da gravidez para receber as orientações adequadas, entre elas: quais os tipos de alimentos que devem ser evitados para que a gestante mantenha a saúde bucal em dia”, alerta a dra Érika Vassolér, dentista e consultora de higiene bucal da Condor.

Um estudo realizado pela Unicamp em 2016 com 334 gestantes de baixa renda revelou que 47% tinham doenças periodontais, a maioria delas relacionadas à gengiva.

Recentemente a revista científica neozelandesa Community Dentistry and Oral Epidemiology também divulgou estudo apontando que a periodontite (evolução da gengivite) dobra as chances da mulher ter um parto prematuro. “Problemas com a saúde bucal podem desencadear situações inesperadas, por exemplo, parto antes do programado. Prevenção e cuidados diários são essenciais em qualquer momento da vida, em especial durante a gravidez”, enfatiza Érika.

A alteração dos hormônios durante a gravidez faz com que as fibras da gengiva sofram mudanças, facilitando o acesso de bactérias e causando problemas na gengiva.  O principal sintoma da doença é o sangramento intenso e espontâneo durante a escovação.

Segundo Érika Vassolér, existem evidências que relacionam as enfermidades gengivais das gestantes ao baixo peso dos bebês e ao parto prematuro. Ainda de acordo com a consultora, manter os dentes sempre limpos, especialmente na região do colo dentário, área em que a gengiva e os dentes se encontram, pode reduzir de forma significativa ou até mesmo evitar a gengivite durante a gravidez.

A periodontite é a evolução da gengivite. “É um processo inflamatório de todos os tecidos localizados ao redor dos dentes. É uma doença gengival avançada. Destrói a gengiva e os ossos que dão suporte aos dentes. É uma infecção silenciosa, sem dor e pode causar parto prematuro e é a maior causa de perda dentária em adultos”, alerta a dentista.

Os microorganismos presentes na placa bacteriana percorrem a corrente sanguínea e estimulam a produção da prostaglandina, hormônio que provoca contrações do útero e acelera o trabalho de parto.

É importante estar atento aos sintomas: dentes moles, inchaço na gengiva, inflamação, mau gosto na boca, mau hálito e sangramento na gengiva durante a escovação. Os cuidados para evitar este tipo de infecção são simples: limpeza no dentista pelo menos duas vezes por ano, escovação diária, três vezes ao dia, uso de fio dental e enxaguante bucal. E em último caso, o tratamento é simples. Basta remover a placa do tártaro da bolsa periodontal.

Para ajudar a cuidar da saúde bucal e minimizar dores ou sensibilidade, a Condor tem em seu portfólio a escova de dente Sensitive Clean, que proporciona limpeza profunda. Suas cerdas cônicas extramacias massageiam levemente toda a região da boca, alcançando melhor o espaço entre os dentes e a gengiva. A escova possui cabo emborrachado para facilitar o manuseio. Outro detalhe é a cabeça com tamanho intermediário que ajuda nos movimentos dentro da boca.

Fonte: Condor

Higiene Bucal, Pintura Artística, Pintura Imobiliária, Beleza e Limpeza são os segmentos de negócios da Condor, empresa genuinamente brasileira e a maior fabricante de escovas da América Latina. A empresa fundada pelo imigrante alemão Augusto Emílio Klimmek, em 1929, na cidade de São Bento do Sul, interior de Santa Catarina, está presente em mais de 100 mil pontos de vendas do Brasil e exporta para mais de 30 países.

Lidera o mercado de escovas dentais infantis, escovas para limpeza, escovas e pentes para cabelos e pincéis artísticos, seguindo firme no posicionamento de ser a maior referência brasileira no setor de utensílios e acessórios para cuidados pessoais e com o lar.

Nestes 90 anos de história, a Condor se tornou uma das marcas mais presentes nos lares brasileiros, e suas duas unidades fabris, que somam 53 mil metros quadrados de área construída, estão instaladas na cidade de São Bento do Sul. Seus 1.300 colaboradores se revezam em turnos na produção de mais de 1500 produtos.

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top