Curso Sempre Materna In Company
Curso Sempre Materna In Company
Home / Família / Psicanalista cria conceito em como educar o filho desde a gestação

Psicanalista cria conceito em como educar o filho desde a gestação

familia (6)

Fabiano de Abreu resume conceito de criação desde a gestação para formar a personalidade do adulto

 

A criação de um filho vem desde a gestação até a emancipação. O cérebro humano se desenvolve até os 24 anos de idade, mas, claro, antes disso já temos a formação na personalidade do filho. Freud acreditava que com 4 anos de idade a personalidade da criança já estava formada. Levando em consideração que a personalidade é parte genética e parte ambiente, este último começa a influenciar desde a gestação.

O filósofo, psicanalista e especialista em estudos da mente humana, Fabiano de Abreu, em entrevista a Sempre Materna resume o seu conceito a que chama de: conceitos básicos para educar o filho desde a gestação para formar a personalidade do adulto.

Educamos os nossos filhos desde a gestação para que ele tenha a personalidade que consideramos ideal para um melhor bem-estar em sua vida e também para um bom futuro profissional. Na gestação é importante que a mãe mantenha-se calma, pratique exercícios para liberar hormônio do bem-estar e se alimente de acordo com o necessário para que o bebê tenha uma boa saúde. O ambiente externo reflete no ambiente interno do bebê, portanto, tudo o que acontece com a mãe, reflete no filho ainda na sua formação. Tudo isso deve ser feito com acompanhamento profissional e com conhecimento.”, explica o psicanalista.

O ambiente em casa é importante para o desenvolvimento do bebê. São os traumas de desde o nascimento até os 5 anos de idade que mais refletem na fase adulta ao permanecerem no inconsciente, claro, podendo ser estabelecido em toda fase infantil, juvenil e adolescente nas devidas proporções. Continuar com a boa alimentação, criar um ambiente familiar em que o bebê receba atenção e distrações para o seu desenvolvimento. Devem ser criadas tarefas e usados brinquedos que desenvolvam não só a parte motora como a mental. Estes estímulos não devem ser exagerados, lembre-se que tudo na vida tem que ser mediante ao equilíbrio.

A disciplina e a sua manutenção são tópicos que muitas vezes levantam dúvidas aos pais. O controle e a disciplina do bebê não se conseguem com gritos nem palmadas, isso não funciona e ainda pode causar transtornos na fase adulta. Utilize diferentes tons de voz para diferentes situações e use expressões faciais que definam o seu sentimento perante ao ato do bebê e da criança. Além do mais, há certas atitudes que devemos evitar tomar e outras que devem ser incentivadas no sentido de encontrar um equilíbrio.

Nunca humilhe e nem critique o filho chamando-o de burro, fraco, estúpido ou com qualquer termo que designado ao preconceito porque isso trará transtornos de personalidade incuráveis na fase adulta. Dê elogios e parabenize quando for merecedor e o incentive pois o hormônio da satisfação é uma promoção para que sempre procure fazer o certo. E para finalizar este pequeno resumo, não deixe de cumprir as promessas para que ele seja um adulto controlado. Não cometa injustiças sem a que a elas se siga um pedido de desculpas para não lidar com um adulto autoritário no futuro. Lembre-se que mais tarde seu filho poderá ou não cuidar de você dependendo da criação que receber. “, conclui o psicanalista.

 

 

 

Fonte: Fabiano de Abreu é um luso-brasileiro membro da Mensa, associação de pessoas mais inteligentes do mundo com sede na Inglaterra conseguindo alcançar o maior QI registrado com 99 de percentil o que equivale em numeral a um QI acima de 180. Especialista em estudos da mente humana, é membro e sócio da CPAH – Centro de Pesquisas e Análises Heráclito, com sede em Portugal e unidades no Brasil e na Holanda. O conceito completo sobre o tema está disponível nos arquivos do CPAH.

 

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top