Home / Diário Materna / Programação do mês das crianças no Sesc Belenzinho

Programação do mês das crianças no Sesc Belenzinho

26b26045-da30-4626-9e3b-73c8457b40b4

Em uma das épocas mais aguardadas do ano pelas crianças, o Sesc Belenzinho promove, em outubro, diversas atividades gratuitas para toda a família com destaque no projeto Especial Brincaderia, programação que traz desde exibição de filmes, tais como Irmão do Jorel – Edição Especial Alucinante e Dumbo (live action), cursos e oficinas, como Meu Primeiro Game e Amassa a Massa, a atividades esportivas, de dança e literatura.

Para além das atividades do projeto exclusivo para o mês, há ainda a programação recorrente da unidade, que abrange também as categorias de música, com POIN – Pequena Orquestra Interativa, teatro, com Escondida da Cia. Auspiciosa, bem como outros projetos como o Filminho, com Mogli: O Menino Lobo, e De Lá Pra Cá, com Varal de Memórias.

Veja a programação abaixo.

ENCONTROS CAFUZOS
Com Coletivo Cafuzas
De 5 a 27 de outubro de 2019. Sábados e domingos às 11h. Encontros extras na terça, 8, quarta, 9, quinta, 10, e sexta, 11, às 11h. 

Local: Espaço de Brincar e Biblioteca
Grátis.
Duração: 8h
Recomendação etária: Livre

Intervenção no espaço de brincar e biblioteca com contações de histórias e cantigas acompanhadas por instrumentos como violão, chocalho, caxixi, calimba, apitos, ukulêê, ligadas às culturas indígenas, africanas, afro-brasileiras e brincadeiras com ações de interação entre as crianças e acompanhantes.

 

POIN – PEQUENA ORQUESTRA INTERATIVA
De 5 a 20 de outubro de 2019. Sábados e domingos, às 16h.
Local: Convivência
Grátis.
Duração: 60 minutos
Recomendação etária: Livre
Concepção direção musical, composições e arranjos – Gustavo Finkler

POIN – Pequena Orquestra Interativa é um septeto formado por músicos que tocam violão, acordeon, flauta, violino, sousafone e percussão e que tem como principal característica a interatividade com o público, que é incluído de diferentes formas em todos os números musicais instrumentais apresentados.

A cada novo tema, as pessoas são convidadas a participar do espetáculo juntamente com os artistas, corroborando no arranjo. Isso se dá sempre a partir de alguma sugestão do regente daquele tema, que demonstrará ao público o que ele deve fazer através de ações que explorem ritmo, afinação, coordenação motora e memória.

Concepção direção musical, composições e arranjos – Gustavo Finkler
Sanfona e Voz: Renata Mattar
Violão e Voz: Gustavo Finkler
Violino: Micaela Nassif
Flauta e Flautim: Mateus Mapa
Sousafone: Renato Farias
Percussão: Nina Blauth e Gustavo Souza
Figurinos: Renata Mattar

 

MOGLI: O MENINO LOBO
Dia 6 de outubro de 2019. Domingo, às 17h. 

Local: Sala de Oficinas III
Grátis.
Recomendação etária: Livre

(Dir. Jon Favreau, EUA, 2016, 1h46min)

A trama gira em torno do jovem Mogli, garoto de origem indiana que foi criado por lobos em plena selva, contando apenas com a companhia do urso Baloo e da pantera negra Bagheera, sem nenhum contato com humanos. O menino é amado pelos animais, mas visto como uma ameaça pelo temido tigre Shere Khan, que está decidido a matá-lo. Com a família de lobos ameaçada, Mogli decide se afastar. Baseado na série literária de Rudyard Kipling.

 

QUADRINHAS DE BRINCAR
Com Poeira Criação em Arte
Dia 11 de outubro de 2019. Sexta, às 14h e 16h30.

Local: Sala de Oficinas III
Grátis.
Duração: 90 minutos
Recomendação etária: Livre

Destinada a crianças, mas também à participação das famílias, a proposta é que todos trabalhem juntos nesta oficina performática. Os participantes são convidados à prática poética da síntese com a utilização de tirinhas de jornais, revistas e histórias em quadrinho. O participante imagina como criar uma história, similar às tirinhas de quadrinhos, usando apenas seu próprio corpo, bem como trabalhar coletivamente para criar imagens corporais, movimentar o esqueleto e estimular a percepção e a criação de narrativas.

 

KOMBI BIBLIOTECA
Com Casulo Viajante
De 11 a 13 de outubro de 2019. Sexta a domingo, às 11h.

Local: Praça Central
Grátis.
Recomendação etária: Livre

O projeto consiste em fomentar e promover a democratização do livro por meio da mediação de leitura e contação de histórias.

A Kombi Sáfari é caracterizada como motor-home, portanto, o leitor se sentirá em casa. Ao abrir a gelateca, poderá se alimentar de poesias. Na sala, literatura do mundo inteiro. Na varanda, aconchegados em uma colcha de retalhos, o leitor viajará para o universo que escolher: contos populares, literatura de cordel, contos de fadas, contos contemporâneos, mitologias e histórias inventadas e compartilhadas na mesma hora.

 

YOGA PARA CRIANÇAS
Com Vanessa Joda
De 11 a 13 de outubro de 2019. Sexta a domingo, às 10h.

Local: Praça Central
Grátis.
Duração: 60 minutos
Recomendação etária: Livre

É uma ação que tem como objetivo introduzir a yoga para crianças, de modo que a atividade física, a reflexão ativa e a curiosidade, aliados ao contato com a literatura infantil e a interação saudável entre crianças, sejam estimuladas a partir da cultura do brincar. Com essa proposta, cria-se um contexto seguro para a vivência  da brincadeira, mediada pela literatura e pelos jogos colaborativos realizados sob supervisão de adultos igualmente habilitados em extrair de jogos o seu potencial pedagógico e transformá-lo e em instrumento da educação.

Vanessa Joda é professora de yoga. Criadora do projeto Yoga para todos, que promove a filosofia iogue para além dos estereótipos, abrindo espaço para pessoas que não se adequam a padrões, além de levar a prática a moradores de rua e oferecer bolsas de formação para democratizar o acesso aos ensinamentos milenares.

 

OFICINA AMASSA A MASSA
Com Rogéria Mattos
De 11 a 13 de outubro de 2019. Sexta a domingo, às 11h e 14h30.

Local: Sala de Oficinas I (sexta) e II (sábado e domingo)
Grátis.
Duração: 120 minutos
Recomendação etária: Livre

O objeto central da experimentação é a massinha que proporciona uma experimentação lúdico-sensorial, junto com rolinhos que ao contato com a massinha formam diferentes texturas no processo de criação.

Rogéria Mattos nasceu em Salvador, na Bahia. É escultora, artista plástica, pintora e arte educadora. Produz cenário teatral e cria esculturas em argilas. Desenvolve técnicas nas criações de peças artísticas: oca, maciça e de lastra, levantando essas práticas utilizando argila como matéria para transformar em obra de arte. Na modelagem de barro, utiliza como base para estudos preparatórios para esculturas em pedras e suas pinturas. Recebeu seus primeiros prêmios em salões de artes. Destaque para o prêmio de Aquisição no XVIII Salão Nacional de Belo Horizonte, o prêmio especial medalha “Pietro Maria Bardi” e II Salão Pirelli de Pintura Jovem no MASP.

 

POEMAS CINÉTICOS
Com Lagartixa na Janela
Dia 12 de outubro de 2019. Sábado, às 17h30. 

Local: Praça Central
Grátis.
Duração: 60 minutos
Recomendação etária: Livre
Direção Artística: Uxa Xavier. Performers: Aline Bonamin, Barbara Schil, Suzana Bayona e Tatiana Cotrim

Destinada ao público infantil, a performance se constrói no diálogo com as dimensões arquitetônica e simbólica dos lugares em que o grupo Lagartixa na Janela se apresenta, de forma que a intervenção é em grande parte determinada pelas especificidades de cada local. A intenção é ativar a imaginação do público, com base na contemplação do espaço, na memória que ele revela e nos sentidos que ele desperta.

Direção Artística: Uxa Xavier
Performers: Aline Bonamin, Barbara Schil, Suzana Bayona, Tatiana Cotrim
Figurinos: Joana Porto Produção: Rafael Petri Fotos: Silvia Machado

 

MEU PRIMEIRO GAME
Dia 12 de outubro de 2019. Sábado, às 14h30.

Local: Espaço de Tecnologia e Artes
Grátis mediante retirada de senhas com 30 minutos de antecedência.
Duração: 120 minutos
Recomendação etária: Livre

Por meio da ferramenta Scratch os participantes criam e imaginam jogos 2D de modo fácil e lúdico. São apresentados conceitos básicos sobre animação, programação e o funcionamento colaborativo da plataforma.

 

IRMÃO DO JOREL – EDIÇÃO ESPECIAL ALUCINANTE
Com Andrei Duarte (voz original)
Dia 12 de outubro de 2019. Sábado, às 18h. 

Local: Teatro
Grátis mediante retirada de senhas com 30 minutos de antecedência.
Recomendação etária: Livre

Irmão do Jorel é o filho caçula de uma excêntrica família de acumuladores presa nos anos 80 e, com a ajuda de sua melhor amiga, enfrenta os primeiros obstáculos da vida num ritmo alucinante. Sem diferenciar fantasia e realidade, ele sempre descobre uma maneira absurda de sair da sombra de seu irmão celebridade, mas seu verdadeiro nome é sempre um mistério para todos.

O filme conta a história da amizade entre Lara e Irmão do Jorel, mesclando conteúdos existentes, inéditos e extras feitos especialmente para o cinema. Após a exibição, o dublador Andrei Duarte fará uma apresentação e conversará com o público.

 

RUA DE LAZER
Dias 12 e 13 de outubro de 2019. Sábado e domingo, às 11h30

Local: Praça Central
Grátis.
Duração: 180 minutos
Recomendação etária: Livre

Nesta atividade crianças, jovens e adultos são convidados a vivenciar os clássicos jogos de rua como mãe da rua, corre cotia, queimada, entre outros, em seu formato real e repaginados.

 

CAVERNA BELÉM
Dias 12 e 13 de outubro de 2019. Sábado e domingo, às 10h30 e 14h30.

Local: Sala de Espetáculos II
Grátis.
Duração: 60 minutos
Recomendação etária: Livre

Atividade historiada inspirada em jogos tradicionais de rua onde os participantes serão desafiados a todo o momento, visando à resolução de uma tarefa. Com educadores de atividades físicas da unidade.

 

DUMBO (Live Action)
Dia 13 de outubro de 2019. Domingo às 17h. 

Local: Sala de Oficinas II
Grátis mediante retirada de senhas com 30 minutos de antecedência.
Recomendação etária: Livre

(Dir. Tim Burton, EUA, 2019, 1h52min) 1919, Joplin, Estados Unidos.

Holt Farrier (Colin Farrell) é uma ex-estrela de circo que, ao retornar da Primeira Guerra Mundial, encontra seu mundo virado de cabeça para baixo. Além de perder um braço no front, sua esposa faleceu enquanto estava fora e agora precisa criar os dois filhos. Soma-se a isso o fato de ter perdido seu antigo posto no circo, sendo agora o encarregado em cuidar de uma elefanta que está prestes a parir. Quando o bebê nasce, todos ficam surpresos com o tamanho de suas orelhas, o que faz com que, de início, seja desprezado. Cabe, então, aos filhos de Holt a tarefa de cuidar do pequenino, até que descobrem que as imensas orelhas permitem que Dumbo voe.

 

ESCONDIDA
Até 13 de outubro de 2019. Sábados e domingos, às 12h

Local: Teatro (364 lugares)
R$ 20 (inteira). R$ 10 (meia entrada). R$ 6 (Credencial Plena do Sesc). Ingressos disponíveis apenas para a venda presencial nas unidades. Grátis para crianças até 12 anos, mediante retirada de ingressos.
Duração: 60 minutos
Recomendação etária: Livre
Direção: Cristiana Ceschi. Elenco: Ana Roxo, Cristiano Meirelles e Cris Rocha
Com Cia. Auspiciosa

Baseada no texto de Ana Roxo, dirigida por Cristiana Ceschi e com elenco formado por Ana Roxo, Cristiano Meirelles e Cris Rocha, Escondida traz a história de uma menina que acorda num reino onde nada tem nome, nem sequer se lembra de como foi parar ali. De repente, ela encontra uma bruxa que passa o dia recolhendo tudo o que foi perdido no mundo. A bruxa ordena a ela três tarefas impossíveis para que se lembre de sua história. Nesse caminho, a menina encontra uma boneca rasgada, a quem dá o nome de Escondida, um menino maltrapilho e outros bichinhos perdidos que a ajudam a realizar as tarefas e a se lembrar de como foi parar lá.

Cia. Auspiciosa surge graças à longa amizade de Ana Roxo e Cristiano Meirelles. Conheceram-se na Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT) desenvolvendo projetos em comum no período em que foram professores da instituição, Ana por oito e Cristiano por cinco anos. Em 2014, se uniram no desenvolvimento de uma história para o festival Todos os Gêneros: Poéticas da Sexualidade, dando origem à peça A Princesa Errante e o Príncipe Errado. Ana é dramaturga, atriz, diretora, professora e YouTuber, já Cristiano é cantor, multi-instrumentista, ator, compositor e diretor musical.

Texto: Ana Roxo
Direção: Cristiana Ceschi
Elenco: Ana Roxo, Cristiano Meirelles e Cris Rocha
Direção musical: Cristiano Meirelles
Trilha gravada e músicos: Cristiano Meirelles, Filipe Astolfi, Nina Blauth, Simone Julian e Rodrigo Viturino
Figurino: Claudia Schapira
Bonecas: Polerito Arts
Iluminação: Vânia Jaconis
Técnico de som: André Teles Alves
Produção executiva: Aymberê Produções Artísticas

 

BONECOS DE PANO
Com Glória Viana
De 18 de outubro a 10 de novembro de 2019. Sábados e domingos, às 11h e 14h30.

Local: Sala de Oficinas II
Grátis mediante retirada de senhas com 30 minutos de antecedência.
Duração: 120 minutos
Recomendação etária: Livre

A oficina de bonecos de pano tem como objetivo o resgate da cultura e das brincadeiras populares. Também é no boneco de pano que as crianças se reconhecem, refletem sobre anatomia e características étnicas. O processo de feitura faz tudo isso ficar mágico, já que a construção e caracterização são feitas pela criança.

Glória Viana é proprietária do ateliê Bendito Artesanato e confecciona bonecos de pano desde 2012. Aprofundou-se em causas de comunidades negras, raças, culturas e preconceitos e desde então sua especialidade é confeccionar bonecos em que as crianças se reconheçam.

 

VARAL DE MEMÓRIAS
De 19 a 27 de outubro de 2019. Sábados e domingos, às 12h. 

Local: Teatro (364 lugares)
R$ 20 (inteira). R$ 10 (meia entrada). R$ 6 (Credencial Plena do Sesc). Ingressos disponíveis apenas para a venda presencial nas unidades. Grátis para crianças até 12 anos, mediante retirada de ingressos.
Duração: 60 minutos
Recomendação etária: Livre
Direção e dramaturgia: Silvia Fuller
Com Cia. Tempo de Brincar

O espetáculo é uma brincadeira poética musical, no qual os ritmos e mitos brasileiros contracenam com bordados e bonecos em uma narrativa delicada e lúdica que revela o interior profundo das tradições populares brasileiras. O varal é o cenário de um quintal imaginário, no qual adereços, objetos e roupas carregam memórias que começam a reviver quando dois brincantes descobrem esse lugar, ouvem os seus segredos e revelam suas histórias.

A narrativa descortina-se com bonecos de pano que adentram os cenários, permeiam as canções e desenham a história de Maria e Tonho: dois amigos de infância, que se comunicam por meio de cartas.

Com diversas técnicas de animação como stop motion, bonecos de barro, papel machê e mamulengos, as canções são ilustradas artesanalmente, construindo imagens carregadas de uma enorme riqueza de texturas e traços numa linguagem barroca que pede o aprofundamento do olhar poético. No espetáculo, essas animações são projetadas no cenário, interagindo com os brincantes e reconstruindo uma narrativa poética e lúdica com canções inspiradas em brincadeiras como parlendas e ditos populares trazem uma diversidade de ritmos brasileiros: fandango, xote, beira-mar, moda de viola, ciranda, em arranjos e letras plenos de poesia e sonoridades.

Espetáculo integra o De Lá Pra Cá, projeto que contempla as diversas manifestações populares brasileiras em suas mais variadas linguagens e leituras.

 

MEU AMIGO, O DRAGÃO
Dia 20 de outubro de 2019. Domingo, às 17h. 

Local: Sala de Oficinas III
Grátis mediante retirada de senhas com 30 minutos de antecedência.
Recomendação etária: Livre

(Dir. David Lowery, EUA, 2016, 1h43min)

Após um acidente de carro na floresta, o pequeno Pete fica órfão. Ele logo é encontrado pelo dragão Elliot, que passa a protegê-lo. Seis anos se passam e a dupla está na mais perfeita sintonia, vivendo na floresta sem que alguém os tenha notado, já que Elliot possui a capacidade de se camuflar. Só que, um dia, Pete encontra o relógio da guarda florestal Grace Meacham. Ele passa a vê-la de longe, em um descampado onde uma madeireira está trabalhando, mas é descoberto pela jovem Natalie, que resolve segui-lo. A situação faz com que Pete seja descoberto e, após sofrer um acidente onde fica desacordado, é levado para o hospital, deixando Elliot desnorteado, ao ponto de abandonar seu lar à procura do menino.

 

UM LUGAR CHAMADO SIM
De 26 de outubro a 10 de novembro de 2019. Sábados e domingos, às 16h

Local: Convivência
Grátis.
Duração: 60 minutos
Recomendação etária: Livre
Direção e Dramaturgia: Livia gaudencio. Elenco: Bárbara Salomé, Lira ribas e Mariana Câmara
Com O Trem – Companhia de Teatro

Cansadas de ouvir tantos “nãos”, três andarilhas procuram por Um Lugar Chamado Sim. Ao viajarem ao redor do mundo, encontram a resposta através de histórias da oralidade mundial. No amor da mãe indígena, na generosidade da anciã celta, na união gerada pela donzela chinesa e na solidariedade das mulheres sábias da África é possível revelar o sim que soluciona a maior parte dos conflitos. Trata-se de histórias contadas de forma lúdica e interativa, com sonoridades tocadas ao vivo.

Direção e Dramaturgia: Lívia Gaudencio
Elenco: Bárbara Salomé, Lira ribas e Mariana Câmara
Iluminação: Laura Salerno
Técnica de iluminação: Priscila Romio
Lagarta e máscara de lebre: Murilo Inforsatto
Maquiagem e direção musical: Lira Ribas
Mapa de couro: Kelly Figueiredo e Sandro Heval
Figurino e adereços: O Grupo
Costureira: Jô Carmo
Fotografia: Ana Clara Berno
Vídeo: Marcelo Carrusca
Produção: Tríplice Cultural
Companhia: O Trem – Companhia de Teatro

Fonte:

Sesc Belenzinho
Endereço: Rua Padre Adelino, 1000.
Belenzinho – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 2076-9700
www.sescsp.org.br/belenzinho

Estacionamento
De terça a sábado, das 9h às 22h. Domingos e feriados, das 9h às 20h.
Valores: Credenciados plenos do Sesc: R$ 5,50 a primeira hora e R$ 2,00 por hora adicional. Não credenciados no Sesc: R$ 12,00 a primeira hora e R$ 3,00 por hora adicional.

Para espetáculos pagos, após as 17h: R$ 7,50 (Credencial Plena do Sesc – trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo). R$ 15,00 (não matriculado).

Transporte Público
Metro Belém (550m) | Estação Tatuapé (1400m)

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top