Curso Sempre Materna In Company
Curso Sempre Materna In Company
Home / Manual do Crescidinho / Praticar esportes na infância é hábito saudável

Praticar esportes na infância é hábito saudável

habito saudável

No século atual, para se divertir, a criançada dedica parte do seu tempo no computador e videogame. Porém, é preciso priorizar o bem-estar físico. Cabe aos pais incentivar o filho, desde pequeno, a exercitar o corpo para melhor qualidade de vida no futuro.

É fato: praticar esportes precisa ser para se divertir ao invés de obrigação. É importante que os pais tomem cuidado para não sobrecarregar o pequeno, pois o excesso pode causar problemas na formação dos músculos, já que a infância é período do crescimento ósseo e amadurecimento biológico.

Segundo o especialista em ortopedia pediátrica do Hospital e Maternidade São Luiz, Fabiano Prata, para encontrar a atividade mais adequada para cada faixa etária, é importante respeitar o estágio de desenvolvimento neuropsicomotor da criança. Antes de iniciar qualquer esporte, é importante consultar o especialista para uma escolha adequada.

“Até completar o primeiro ano de vida, é indicado caminhar e nadar. De 1 a 6 anos, a natação é ideal. Entre 6 e 12, os pais já podem ingressá-la em uma escola de esportes para que ela possa aprender técnicas e regras, verificar suas aptidões físicas e estimular a competitividade”, explica Prata.

A natação é um das modalidades mais indicadas (principalmente para os bebês), uma vez que ajuda a trabalhar o sistema respiratório e melhora o desenvolvimento motor, o equilíbrio e a postura. Os esportes em equipe também devem ser valorizados, pois permitem o acesso à convivência, regras e socialização.

Praticar exercícios físicos em geral auxilia o crescimento, a coordenação e indiretamente no desempenho intelectual, melhorando o reflexo e reação, além do raciocínio lógico e sociabilidade.

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top