Home / Família / A leitura infantil deve ser incentivada diariamente

A leitura infantil deve ser incentivada diariamente

xx

Contato com livros desde cedo e de forma constante ajuda a fomentar a prática

Um cérebro em desenvolvimento absorve tudo o que lhe é apresentado e forma, no dia a dia, suas preferências, experiências e virtudes. Na primeira infância (até os cinco anos, aproximadamente), o contato com informações, sons, gostos e sentimentos é acolhido de maneira mais rápida, despertando mais ou menos o interesse, a depender do como é apresentado.Nesse momento, a utilização das palavras, através da leitura de diversos meios, como jornais, revistas, panfletos, placas, informativos, propagandas, entre outros, didáticos ou não, deve ser estimulada por responsáveis e educadores. Atividades de leitura e compreensão são instrumentos essenciais para o desenvolvimento de habilidades mais complexas de pensamento, sendo uma das principais formas de comunicação e conexão entre crianças e o mundo, auxiliando na ampliação do vocabulário, desenvolvimento da linguagem e do pensamento.

“É através da leitura e da reflexão sobre as histórias ou fatos que lhes são apresentados em livros, ou outros portadores de texto, que os alunos são incentivados a construir significado sobre o que leem, estabelecerem conexão com suas experiências próprias e outras leituras e, assim, conquistar novos conhecimentos e desenvolver habilidades”, afirma o  diretor acadêmico da Maple Bear Canadian School, Peter Visser.

 

Preservar o conhecimento

A escola, nesse ínterim, deve constituir espaço de apoio à construção de aprendizagens significativas aos alunos e proporcionar a todos oportunidades para o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e atitudes que os auxiliem a compreender o mundo em que vivem, construir relações de respeito e colaboração, ter o desejo de enfrentar desafios, aprender com os erros e criar hábitos durante toda a vida. Por isso, escolas em que os alunos são incentivados a compreender, aplicar, analisar, sintetizar e criar o conhecimento obtido em diferentes situações e, a partir dessas novas experiências, adquirir novos conhecimento e habilidades são diferenciais no contexto em que vivemos.

Além de passar o conhecimento através das páginas folheadas, cabe ao educador também ressaltar a importância de cuidar e preservar o instrumento (livro), para que esse objeto de conhecimento esteja inteiro e ao alcance de outros. Para isso, além de deixar os livros à disposição dos alunos num canto da leitura confortável e bem iluminado, vale ensinar aos pequenos leitores a cuidar, mantendo as mãos sempre limpas e evitar as rasuras das obras reutilizáveis.

Envolvimento infantil

Para  incentivar a atividade e despertar o interesse genuíno, Peter Visser indica  propor temas de interesse dos alunos e utilizar estratégias para ativar seus conhecimentos prévios sobre os assuntos, a fim de que estabeleçam conexão com o que é lido. “A adequação das propostas, para que ofereçam desafios em níveis adequados a cada estágio de desenvolvimento do leitor, também é importante”, ressalta o diretor acadêmico da Maple Bear. “Para todas as idades, perguntar e demonstrar interesse pelo conteúdo incentiva os estudantes a valorizar não apenas o livro como o trabalho que o professor faz com ele em classe”, lembra Visser.

 

Despertando o interesse:

- Escolher o livro mais adequado para a idade da criança;

- Levar em consideração a opinião do pequeno;

- Analisar o melhor local e horário para leitura (optar por ler em um momento e lugar tranquilos);

- Dar exemplo ao manter o hábito da leitura;

- Incentivar o pequeno a criar e imaginar histórias;

- Oferecer opções diversas, e apropriados para acesso livre;

- Conversar sobre os conteúdos e contextualizar ao momento atual ajuda na absorção da mensagem.

 

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top