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As necessidades nutricionais e o polivitamínico na amamentação

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O leite materno é um líquido rico em gordura, minerais, vitaminas, enzimas e imunoglobulinas que protegem contra doenças. Apesar de o leite maduro ser formado em 87% por água, os restantes 13% são poderosa combinação de elementos, fundamentais para o crescimento e desenvolvimento da criança.

“Para manter a qualidade desse leite e ainda manter a energia da mamãe, além de uma alimentação adequada, também é recomendada uma suplementação através da ingestão de polivitamínicos”, explica o ginecologista e obstetra Franco L. Chazan.

As necessidades nutricionais durante a amamentação são maiores, sendo necessário aporte calórico adequado para suprir o conteúdo energético do leite produzido e secretado. É recomendado o aumento do consumo de alimentos ricos em ferro (carne vermelha magra, fígado, feijões, verduras escuras), cálcio (leite, iogurte, queijo, salmão, couve, espinafre, almeirão, gergelim, amêndoas), vitaminas A (fígado, gema de ovo, vegetais verdes escuros e amarelos) e do Complexo B (hortaliças folhosas verdes, leguminosas, fígado, germe de trigo, suco de laranja) para sustentar a lactação e não diminuir as reservas maternas.

As mamães que amamentam têm necessidade aumentada de todos esses nutrientes para prevenir a subnutrição nelas e no seu bebê, porém o ferro e o cálcio são os mais importantes nessa fase: o ferro para compensar o sangue perdido no parto, e o cálcio para repor o que o organismo disponibilizou para a produção de leite.

“Os polivitamínicos usados na gravidez trazem um bom balanceamento de oligominerais e vitaminas. O que for necessário será absorvido pelo organismo, o que não for será excretado”, diz o médico.

Uma mãe saudável, bem nutrida, tem mais possibilidades de amamentar com sucesso. “Siga as orientações do seu médico e inclua uma suplementação vitamínica à sua dieta, se for recomendada”, aconselha o médico. Seu filho agradece!

 

Diferenças entre os leites
100 ml Humano Vaca Cabra
Água (%) 87 86,9 87
Energia (kcal) 69 66 71
Proteínas (g) 1,0 3,3 – 4,0 2,9 – 5,6
Gorduras (g) 3,8 3,6 5,2 2,4 – 7,8
Carboidratos (g) 7,1 4,7 5,1 4 – 6,3
Lactose (g) 7,0 4,8 5,0 4 – 6,3
Cálcio (mg) 28 120 130
Fósforo (mg) 14 100 110
Ferro (mg) 0,07 0,05 0,04
Vitamina A (mg) 60 35 40
Vitamina B2 (mg) 0,03 0,15 0,15
Ác. Nicotínico (mg) 0,22 0,08 0,19
Vitamina C (mg) 3,7 1,5 1,5
Vitamina D (ug) 0,020 0,03 0,06

 

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