Home / Amamentação / O ingurgitamento mamário, nome técnico para o empedramento

O ingurgitamento mamário, nome técnico para o empedramento

amamentação03

É fato que a amamentação é essencial para mãe e filho e supre as necessidades nutricionais do recém-nascido. Mas no início, é comum que a nutriz passe por algumas dificuldades. A mais famosa delas é o empedramento do leite materno, problema que, apesar de temporário, exige paciência e cuidados específicos da mamãe.

O ingurgitamento mamário, nome técnico para o empedramento, acontece a partir do desequilíbrio entre produção láctea e consumo. O volume acumulado nos ductos mamários fica mais viscoso, com isso os seios ficam inchados e quentes. Para aquelas que enfrentam essa situação, a enfermeira do Hospital e Maternidade São Luiz e consultora internacional em aleitamento materno, Márcia Regina da Silva, explica que a amamentação é o principal agente inibidor do ingurgitamento. “As mamadas frequentes ajudam a esvaziar os seios e, consequentemente, proporcionam sensação de conforto para a mamãe”, explica.

Confira outras formas eficazes de prevenção. Ao seguir esses passos corretamente, a disfunção pode desaparecer, em média, após 1 ou 2 dias.

1.Massagear as mamas com a ponta dos dedos indicador e médio, em movimentos circulares, para desobstruir os ductos mamários (do mamilo para a base). É importante que a massagem não dure mais que 15 minutos em cada mama;

2.Usar sutiã com alças de elástico e base larga para sustentação das mamas;

3. Manter dieta balanceada;

4.Descansar, principalmente quando o bebê estiver dormindo;

5.Ingerir bastante líquido.

Quando não tratado adequadamente, o ingurgitamento pode resultar em mastite, caso mais grave que requer tratamento médico imediato. Para não chegar a esse ponto, a mamãe deve adotar as dicas já citadas e evitar algumas receitas caseiras tidas como eficazes e que não passam de mitos. “Compressas de água quente, bomba de ordenha e manipulação constante das mamas são desaconselháveis porque estimulam a produção de leite, que em casos de ingurgitamento, já é excessiva”, explica Márcia Regina.

Como amenizar as dores
•    Use sutiã com boa sustentação;
•    Mamadas frequentes em demanda livre;
•    Não esfregue buchas ou toalhas nos mamilos;
•    Após amamentar, não lave os seios, pois as propriedades do leite ajudam na cicatrização dos mamilos.

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top