Home / Manual do Crescidinho / Os benefícios da Yoga para as crianças

Os benefícios da Yoga para as crianças

Yoga Infantil

Concentração, disciplina, melhora na respiração e na coordenação motora, além de trabalhar o lúdico, a imaginação, a atenção: assim é a Yoga para crianças. Uma prática que pode começar com os pequenos por volta dos 3 meses, ao lado da mãe, e pode ser realizada por toda a vida.

 

Professora de Yoga da Tio Sam Camboinhas, Daniela Ramalho relacionou 10 benefícios da prática abaixo. E o mais bacana é que as aulas são gratuitas na academia para estimular a escolha saudável pelas crianças.

 

Abaixo, as informações fornecidas pela Daniela:

 

1- Aumento da Consciência Corporal e o Respeito de seus Limites

As crianças de uma forma lúdica, divertida e cantando, utilizam seus corpos para imitar animais, elementos da natureza e objetos que existem a seu redor. Como adoram imitar esses elementos, de forma natural, aprendem a fazer diferentes movimentos – o que aumenta a sua consciência corporal. Como cada corpo tem suas peculiaridades, a cada prática, ela aprende a respeitar seus limites e a ter paciência para ir ganhando aquilo que seu corpo necessita.

 

2- Fortalece os Músculos e Ossos

Várias posturas que trabalham a força, a flexibilidade e ajudam no fortalecimento dos ossos e músculos, auxiliando no crescimento das crianças. As crianças que nascem com uma flexibilidade inata prolongam esse aspecto com as posturas da yoga. Aquelas que não tem tanta flexibilidade, podem adquiri-la com a pratica regular. Os exercícios também desenvolvem força nos músculos e em seus corpos em crescimento, tanto a força como a flexibilidade  levam a criança a ter menos lesões, quando estão praticando outras atividades com seus corpos, como jogos, esportes e brincadeiras.

 

3- Aumento do ânimo e da força de vontade

Uma série de posturas da yoga que, além de alongarem o corpo, aumentam a força de vontade e ajudam as crianças a ter mais vitalidade, ânimo, determinação para realizar suas atividades.

 

4- Desenvolve a Coordenação Motora

A yoga favorece o desenvolvimento da habilidade motora, pois as crianças passam a ter um maior domínio sobre o corpo, aumento da força, resistência física e mais equilíbrio. Os asanas, ou seja, as posturas da yoga possibilitam às crianças o desenvolvimento da coordenação motora tão necessária às atividades da escola, como por exemplo, escrever, recortar, manusear materiais.  Desperta na criança uma maior consciência quanto postura adequada, evitando dores e problemas de coluna. Melhoram o equilíbrio permitindo que se movimentem mais seguros e firmes.

 

5- Ajuda a Manter a Calma e a Concentração

A criança aprende posturas de equilíbrio que são ensinadas de forma lúdica, com o objetivo de ajudá-las a aumentar a concentração e ter mais calma nas diversas situações da vida. As crianças mais agitadas podem encontrar dificuldades na prática dessas posturas. Porém, com o tempo e a persistência, elas conseguem praticá-las, adquirindo equilíbrio físico e emocional. Essas posturas também relaxam o corpo e a mente, contribuindo para que as crianças realizem suas atividades escolares de forma mais eficaz.

 

6- A Prática regular de Yoga para Crianças Ensina a Aquietar seus Pensamentos e a reduzir a ansiedade

Ensinar as crianças a relaxar, a respirar corretamente e a praticar afirmações positivas faz parte das técnicas da Yoga. Tudo isso as ajuda a aquietar a mente. Dessa forma, elas aprendem a mudar o foco de seus pensamentos, tornando-os mais calmos, puros e positivos.

 

7- Aumento da Autoestima e Autoconfiança

Ao executar várias posturas de yoga, as crianças desenvolvem foco, força e flexibilidade. Elas descobrem suas capacidades, aumentam sua autoestima e autoconfiança e, naturalmente, passam a realizar suas atividades do dia a dia com mais confiança e coragem.

 

8- Controle das Emoções

O conjunto de posturas, respirações e relaxamentos são fontes poderosas para acalmar a mente e relaxar o corpo. Além disso, são ferramentas eficazes para o controle das emoções. Os momentos de quietude, que as crianças vivenciam, auxiliam a elevar-se acima do mau humor e das emoções descontroladas, passando a enfrentar seus desafios e momentos de estresse de maneira mais equilibrada e harmoniosa.

 

9 – Ajuda na Mudança de Comportamentos

Paramahansa Yogananda, um dos mestres da yoga, disse: “Dê exemplo, em sua própria vida, das qualidades que quer ver ressaltadas nos outros”. Nesse contexto, orientamos à criança que o trabalho de yoga vai além da prática das posturas, relaxamentos e técnicas de respiração. O objetivo é ajudá-las a descobrir novas formas de viver melhor consigo mesmas e com os outros. Com isso, elas são estimuladas a praticar concentração, paciência e tolerância – qualidades tão importantes para a arte de viver. E, com isso, elas irão melhor seu comportamento em casa e na escola.

 

10- Ensina Novos Hábitos

Nas aulas, procuramos ajudar as crianças a se conscientizarem da importância da boa alimentação, do brincar, das atividades físicas e do hábito da prática da meditação. Desta forma, além de praticar a hatha yoga e suas técnicas, ela vai aprendendo a levar para sua vida novos hábitos.

 

Fonte: Daniela Ramalho

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top