Home / Diário Materna / “Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias” volta ao Teatro Folha

“Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias” volta ao Teatro Folha

marcelo

Cia. Paulista de Artes faz espetáculo dinâmico com histórias  infantis escritas por Ruth Rocha

O espetáculo para crianças “Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias” baseado nos contos de Ruth Rocha reestreia no Teatro Folha dia 02 de setembro e faz temporada até o dia 29 de outubro, com sessões aos sábados e domingos, às 17h40.

 

A montagem vive situações do cotidiano que ganham encanto nas palavras de Ruth Rocha, que inovou na maneira de contar histórias para crianças. A  Cia. Paulista de Artes leva ao palco três contos em que as personagens são crianças que vivem no ambiente urbano. O criativo Marcelo questiona os nomes de tudo, levando os pais a entrar no seu universo e fazer parte de suas ideias e fantasias.

 

Gabriela, cheia de personalidade, adora brincar na rua e “jogar” com as palavras. A chegada de uma nova vizinha, Terezinha, que mora na mesma rua, mexe com Gabriela. As duas, muito diferentes, criam soluções para se entenderem apesar das diferenças.

 

Há também o Caloca, dono da bola de futebol, um garoto mimado que quer sempre que tudo seja do seu jeito e, quando contrariado, desiste de jogar e leva a bola embora.

 

SOBRE RUTH ROCHA

 

Ruth Rocha nasceu em 2 de março de 1931, em São Paulo. Formada em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Entre 1957 e 1972 foi orientadora educacional do Colégio Rio Branco. Nessa época começou a escrever sobre educação para a revista Cláudia. A partir de 1973 trabalhou como editora e, em seguida, como coordenadora do departamento de publicações infanto-juvenis da editora Abril.

 

Seus textos tem estilo coloquial e tratam os pequenos leitores com respeito e inteligência, sem lições de moral, numa relação de igual para igual com os adultos.  Seu best-seller é o livroMarcelo, Marmelo, Martelo”, com mais de setenta edições e vinte milhões de exemplares vendidos. Também escreveu “O reizinho mandão”, “Nicolau tinha uma ideia”, “Dois idiotas sentados cada qual no seu barril” e “Uma história de rabos presos”, entre muitos outros.

 

Em mais de cinquenta anos dedicados à literatura, a escritora tem mais duzentos títulos publicados. Sua obra foi traduzida para vinte e cinco idiomas.

 

Recebeu prêmios da Academia Brasileira de Letras, da Associação Paulista dos Críticos de Arte, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, além do prêmio Santista, da Fundação Bunge, o prêmio de Cultura da Fundação Conrad Wessel, a Comenda da Ordem do Mérito Cultural e oito prêmios Jabuti, da Câmera Brasileira de Letras. Em 2008 foi eleita membro da Academia Paulista de Letras.

 

SOBRE A COMPANHIA PAULISTA DE ARTES

 

A Cia Paulista de Artes foi criada em 1991 na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo. O coletivo de artistas desenvolve projetos culturais, utilizando-se de diferentes linguagens, visando derrubar paradigmas e preconceitos e exaltar a liberdade, com energia a sustentabilidade.

 

Entre suas principais atividades estão produções de espetáculos adultos que circulam pelos mais importantes festivais de teatro do País: “As Noivas de Nelson”, adaptação da obra de Nelson Rodrigues; “No Exercício da Paixão”, espetáculo dirigido por Jorge Julião, apresentado em todo o Brasil e vencedor de 32 prêmios; “Jogos na Hora da Sesta”, de Roma Mahieu, adaptada e dirigida por Jorge Julião; entre outras peças.

As produções de espetáculos infantis integram arte à educação. O grupo realizou as peças “Aladim”, uma adaptação de Jorge Julião, com direção de Aline Volpi, e “Dom Quixote de La Serra e suas Incríveis Aventuras”, de Rosangela Brigoni e Marcelo Peroni, com direção de Anamaria Barreto.

 

FICHA TÉCNICA

 

Autoria – Ruth Rocha

Direção – Marcelo Peroni

Elenco – Aline Volpi, Ana Paulo Castro, Daniel Dutra, Edivaldo Zanotti, Kátia Manfredi, Maristela Demarchi, Vivi Masolli, Vladimir Camargo.

Elenco stand in – Basilides Ortega, Ellen Navarro, Paula Miurim, Rafael Ambrosim.

Direção musical e música original – Estêvão Marques

Cenário – Juliana Fernandes

Figurinos – Vladimir Camargo

Maquiagem – Edivaldo Zanotti

Iluminação – Rodrigo Gatera

Ilustração – Mariana Massarani

Fotos – Katia Manfredi e Lucas Trabachini

Duração: 50 minutos

Classificação indicativa: 4 anos

 

SERVIÇO – ”Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias”

Local: Teatro Folha

Estreia: 02 de setembro

Temporada: até 29 de outubro. Sessões extras dias 07 e 08 de setembro, 12 e 13 de outubro e 02 e 03 de novembro.

 

Apresentações: sábados, domingos e feriados, às 17h40

Ingresso: R$ 40,00 (setor único) *

 

 

*Valor referente ao ingresso inteiro. Meia-entrada disponível em todas as sessões e setores de acordo com a legislação.

 

Fonte: TEATRO FOLHA 

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top