Curso Sempre Materna In Company
Curso Sempre Materna In Company
Home / Mulher Materna / Mãe na quarentena: como manter o equilíbrio e se cuidar

Mãe na quarentena: como manter o equilíbrio e se cuidar

calmaaaa

Com planejamento da rotina e divisão de tarefas, é possível lidar com filhos em casa,
trabalho remoto e afazeres diários sem pirar e descuidar   de si mesma.

O Dia das Mães está chegando e nunca é demais falar sobre como as mulheres se desdobram entre diferentes papeis na rotina moderna. Com a conquista de espaços cada vez mais influentes no mercado de trabalho, elas se dividem entre vida profissional e maternidade e, muitas vezes, acabam trabalhando mais horas do que a maioria dos homens. É o que diz uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o órgão, a brasileira trabalha 72% a mais do que a população masculina para cumprir as tarefas domésticas, o que resulta no acúmulo de duas jornadas de trabalho.

Se antes a realidade já era essa, durante a quarentena, então, pode ficar ainda mais difícil gerenciar as horas dedicadas ao trabalho, rotina doméstica e cuidado dos filhos. E se falta tempo para o lazer e o descanso adequado, fica quase impossível não sentir os impactos na saúde, que é justamente o maior ponto de atenção no cenário atual. Especialistas afirmam que a rotina “multifuncional” feminina contribui para que, muitas vezes, o nível de estresse das mulheres supere o dos homens, trazendo excesso de ansiedade e consequentes desequilíbrios no funcionamento do organismo – entre eles, quedas de imunidade, insônia e até mesmo a depressão.

Para manter o equilíbrio da mente diante do isolamento social e das mudanças na rotina das famílias, vale fazer pequenas adaptações no dia a dia para buscar mais qualidade de vida. Propor uma divisão justa dos afazeres domésticos e dos cuidados dos filhos com o parceiro é essencial, não só na quarentena, mas em todos os momentos. Outra dica é tirar um tempo no fim de semana para programar as refeições e deixá-las semi-prontas para economizar tempo ao longo da semana. Intercalar os dias de quem cozinha também pode ser uma boa solução.

Com os filhos em casa, a criação de uma rotina fixa de estudos e brincadeiras também pode ajudar as mamães que precisam dedicar tempo ao trabalho remoto sem serem interrompidas a todo momento. O acompanhamento das atividades escolares das crianças também é uma tarefa a ser dividida entre o casal, para que ambos passem por essa fase de maneira mais leve, sem que nenhuma das partes se sinta sobrecarregada pelo acúmulo de funções.

Com a adesão da nova rotina, o que não vale é cuidar apenas da família e esquecer de reservar tempo para a própria saúde. Com a organização e divisão das tarefas, a tendência é que o tempo seja otimizado e, no fim do dia, sobre um tempinho para investir em si mesma e em atividades que ajudem a relaxar e trazer bem-estar: vale criar uma rotina regular de exercícios físicos, praticar meditação, ler um livro ou até ir dormir mais cedo, para renovar as energias e manter a saúde e a imunidade em dia.

“Para quem está sofrendo  com dificuldades para dormir nesse período de isolamento, existem fitoterápicos que podem ajudar a relaxar e a dormir melhor sem causar os efeitos colaterais de medicamentos sintéticos, sendo, portanto, fortes aliados da mulher que mesmo em casa, tem uma rotina corrida e cheia de atividades”, lembra o nutricionista ortomolecular Rafael Félix.

O extrato de Apocynum venetum, por exemplo, é uma ótima opção para as mamães que precisam melhorar a qualidade das horas de sono e buscam mais disposição para encarar o dia. O extrato natural pode ser encontrado em farmácias de manipulação, e embora não tenha contraindicação, pode trazer melhores resultados quando indicado por um médico ou nutricionista.

 

 

 

Fonte:  Rafael Félix – nutricionista ortomolecular

 

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top