Home / Manual do Bebê / Higiene bucal: cuidado desde o nascimento dos primeiros dentes

Higiene bucal: cuidado desde o nascimento dos primeiros dentes

 

Manter a higiene bucal requer atenção e cuidado de todos os dias, inclusive qdenteuando se trata de crianças. Com o nascimento dos primeiros dentes, é preciso garantir que todo o processo, desde a escovação até o enxágue, seja feito da maneira correta, evitando cárie de mamadeira, placa bacteriana e outras.

É neste momento que as dúvidas surgem. Não é fácil saber quando começar a escovar os dentes dos pequenos, como ensinar a elas a forma correta de realizar o procedimento. Por isso, a Trá Lá Lá convidou a odontopediatra Gabriela Godoy, para ajudar os pais com informações importantes sobre a saúde bucal.

 

O nascimento dos dentes 

Entre quatro e seis meses os primeiros dentes começam a ganhar vida na boca dos bebês, processo que pode se estender até os 3 anos de idade. A consulta com um profissional de odontologia é fundamental neste momento, pois ele pode auxiliar quais são os passos iniciais desta fase.

“A higienização precisa ser feita após cada mamada do neném até os seis meses. Depois desta fase, a escovação com a escova de dentes já pode começar. Lembrando sempre que os produtos indicados para o público infantil deverão ser a primeira escolha, como os géis e cremes dentais, que mantém a saúde bucal do seu filho em dia”, afirma Gabriela.

 

A escovação 

Para poder fazer a escovação da forma correta, é preciso entender que existe uma sequência de procedimentos. Todo cuidado é pouco neste momento, criar uma rotina é ideal para que a criança entenda que escovar os dentes é como tomar banho.

“Posicionar a escova na linha da gengiva, fazer movimentos circulares, escovar a parte interna dos dentes e o fundo da boca são os principais passos para higienizar a boca e ensinar seu filho ao longo do tempo como ele deverá fazer quando estiver sozinho. É importante escolher o sabor de creme dental que ele goste, isso torna este momento mais harmonioso tanto para os pais como para as crianças, como o uso de produtos e cremes dentais com diversos sabores que agradam a todos os pequenos”, conta a odontopediatra.

 

Não quero escovar os dentes”

Quando as crianças ficam um pouco mais velhas, os pais enfrentam o dilema sobre a recusa dos pequenos que optarem por não realizar a higiene bucal diária. Algumas dicas da odontopediatra Gabriela Godoy podem ajudar:

  1. Deixe que seu filho escolha a escova de dente e o sabor do creme dental, como os da Trá Lá Lá;
  2. Dê o exemplo e escove os dentes junto com ele, assim ele se distrai e acompanha você;
  3. Permita que o pequeno escove os seus dentes e depois você escove os dele;
  4. Explique a importância de escovar os dentes todos os dias;
  5. Conte o que pode ocorrer caso a escovação não seja feita corretamente.

 

Quem somos:

Sediada em Osasco, com cerca de 240 colaboradores diretos e indiretos, a Phisalia é especialista em higiene pessoal, voltada para o público infantil.

Este ano, a companhia completa 45 anos e está antenada nas mudanças da sociedade e na transformação digital, por isso se reinventa, investindo na ampliação do mercado: público jovem adulto e no canal de e-commerce. Suas boas práticas de governança corporativa ajudaram a empresa a chegar aos 45 anos, almejando crescer ainda mais nos próximos anos.

A empresa é familiar e está na segunda geração, sendo que os percursores ainda fazem parte do conselho consultivo da corporação. Sua filosofia está voltada para sustentabilidade ambiental, social e econômica.

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top