Home / Bem Estar / Hanseníase: tratamento precoce acelera a cura e minimiza as sequelas

Hanseníase: tratamento precoce acelera a cura e minimiza as sequelas

5f8k5bmarn5sikya1q4bkqdg4

Os principais sintomas, formas de contágio e efeitos no corpo

A dra. Marli Izabel Penteado, dermatologista do Seconci-SP, explica que a hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, que provoca lesões nos nervos periféricos, responsáveis por fazer as ligações entre o sistema nervoso central e o restante do corpo.

A transmissão ocorre por meio do contato prolongado com um paciente infectado e que não esteja em tratamento. “A pessoa só transmite o bacilo quando não está sendo tratada, por isso é muito importante que os trabalhadores fiquem atentos e procurem atendimento médico assim que perceberem os primeiros sinais”, recomenda a dermatologista.

De acordo com a especialista, os sintomas podem variar em cada paciente, mas, geralmente, os principais sinais são o surgimento de manchas avermelhadas pelo corpo, perda de sensibilidade em regiões da pele e, em alguns casos, queda de pelos. Os locais do corpo mais afetados são as mãos, os pés e os olhos.

O tratamento é realizado com medicamentos por via oral e tem duração de seis meses a um ano. “Por ser uma bactéria que atinge os nervos periféricos, os danos causados aos pacientes são irreversíveis. Contudo, quando combatida logo no início, as chances de o trabalhador conseguir se curar sem sequelas são muito grandes”, complementa Marli.

A dermatologista do Seconci-SP explica ainda que a doença pode ficar incubada no corpo sem manifestar sintomas por até cinco anos. Por este motivo, quando a pessoa tem conhecimento de que alguém do seu ambiente familiar ou profissional teve a doença, é muito importante procurar o atendimento médico.

Fonte: Dra. Marli Izabel Penteado

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top