Home / Quero Engravidar / Hábitos saudáveis e tratamentos preservam a fertilidade

Hábitos saudáveis e tratamentos preservam a fertilidade

habitos

Ao contrário das mulheres, consultar o médico regularmente e fazer exames de rotina não estão inseridos na cultura dos homens. Desta forma, eles acabam descobrindo problemas de fertilidade somente no momento em que decidem ter filhos.

De acordo com o urologista especialista em reprodução humana Guilherme Leme de Souza, a infertilidade masculina está presente em até 60% dos casais inférteis. “Quanto antes identificar o problema, melhor. Assim é possível propor tratamento imediato, o que evita a ansiedade que envolve a infertilidade diagnosticada e, consequentemente, aumenta as taxas de sucesso.”

Além de ter constantemente o acompanhamento de um profissional, adotar hábitos saudáveis como praticar exercícios físicos, tomar doses moderadas de café, seguir dieta balanceada e recorrer aos tratamentos, são algumas formas de se preservar.

Confira os principais inimigos masculinos quando o assunto é fertilidade:

Tabagismo: O tabaco está amplamente associado ao incremento de radicais livres de oxigênio no líquido seminal, que pode levar à infertilidade.

Bebidas alcoólicas: O consumo abusivo de álcool reduz a produção de proteínas importantes para o bom funcionamento endócrino, piora o desempenho sexual e a qualidade seminal. Além disso, reduz o potencial fértil por gerar alterações no sêmen.

Anabolizantes: Os esteroides anabolizantes, principalmente quando utilizados por períodos longos, afetam a produção de testosterona e de espermatozoides.

Estresse: O nervosismo reduz tanto os níveis de testosterona, como a produção de espermatozoides.

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top