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Estica e puxa

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Que grávida nunca acordou no meio da noite com uma terrível cãibra na perna e acordou o marido para pedir aquela esticadinha no pé para aliviar? As cãibras na gestação são muito comuns, principalmente no segundo e terceiro trimestres e geralmente ocorrem nas pernas, pés e costas.

Segundo a ginecologista e obstetra Cassiana Giribela, o aparecimento das cãibras é resultado da pressão do bebê sobre o sistema circulatório da mãe, mas também pode ser provocado em razão da carência de alguns minerais (como cálcio e potássio), da falta de exercícios físicos regulares, do excesso de peso, de uma dieta sem sal, entre outros fatores.

“Quando a gestante tem muitas cãibras, a primeira coisa a fazer é descartar os chamados distúrbios hidro-eletrolíticos, relacionados a alterações no sódio, potássio e cálcio”, explica a especialista. As principais causas desses distúrbios são vômitos e desidratação. “Se a gestante apresentar vômitos de difícil controle deve procurar imediatamente assistência médica para evitar a desidratação e os distúrbios hidro-eletrolíticos, que podem piorar o quadro das cãibras e ainda causar parto prematuro.”

Para evitar o problema, a hidratação é fundamental. “Além disso, uma dieta balanceada, com alimentos ricos em potássio, como a banana e o tomate, e em cálcio, como o leite e derivados, não podem faltar na alimentação”, aconselha Cassiana. A prática de atividade física aeróbica leve, como a caminhada seguida de alongamento, também traz grandes benefícios e diminui a frequência das cãibras.

Dicas para prevenir e aliviar as cãibras:

1 – Coma algum alimento salgado antes de dormir;

2 – Alongue os músculos sempre que possível, principalmente a região das panturrilhas;

3 – Evite sentar com as pernas cruzadas. Se o trabalho exige que a gestante fique sentada o dia todo, o ideal é que ela levante de tempos em tempos para andar um pouquinho;

4 – Atenção com a postura: o ideal é manter as costas eretas e, quando a gestante estiver sentada, deve apoiar os pés no chão;

5 – Massagens e exercícios de alongamento aliviam as dores e os desconfortos causados pelas cãibras. Mas é importante massagear a musculatura suavemente, sem esfregar;

6 – Durmir com os pés ligeiramente elevados (com o auxílio de um travesseiro) facilita a circulação sanguínea;

7 – Fuja dos sapatos com salto alto, dê preferência aos calçados confortáveis;

8 – Ao sentir cãibra na panturrilha, estenda a perna e flexione o tornozelo e os dedos dos pés para cima. A manobra logo alivia a dor. Ficar em pé sobre uma superfície fria também ajuda.

Se a dor persistir, consulte um médico, pois há possibilidade de aparecimento de um coágulo de sangue em uma veia, característica da tromboflebite, doença que, apesar de rara,  necessita de tratamento urgente.

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