Home / Família / Ensino Bilingue

Ensino Bilingue

ingles619_(1)

O ensino bilíngue cada vez mais está em pauta, hoje é comum diversas escolas oferecem este tipo de estudo, porém qual é a sua importância e quando as crianças devem ter acesso a este tipo de ensino?  

A educação bilíngue é uma tendência, e oferece para as crianças  a possibilidade de aprendizado da segunda língua de forma contextualizada com os grandes temas de estudo que fazem parte da sua vivência escolar.

O inglês deixa de ser apenas uma língua objeto de estudo para se tornar um instrumento pelo qual as crianças aprendem também por meio dele. Esta mudança permite que o idioma passe a fazer parte da vida da criança de forma natural. A participação das crianças em atividades bilíngues cada vez mais cotidianas e que, por estarem diretamente associadas aos demais conteúdos estudados têm significado para elas, representam uma importante experiência de imersão e aprendizagem.

Não existe um consenso em relação à melhor idade para se aprender um segundo idioma, mas existem inúmeros estudos que demonstram que a infância é um período muito favorável a este aprendizado.

A ideia do ensino bilíngue não  se trata apenas de aumentar o número de aulas semanais de língua inglesa, mas pensar em como efetivamente a escola pode fazer isso de forma eficiente e integrada à sua proposta pedagógica.  Em outras palavras,  o ensino bilíngue precisa envolver as crianças para que aprendizagem aconteça de forma natural.

Existem hoje no mercado opções de livros didáticos bilíngues para serem adotados em substituição aos tradicionais livros de inglês.

O inglês também está cada vez mais presente nas estantes das sessões infantis das principais livrarias. Contar e ler histórias com as crianças, assistir vídeos e cantar canções em inglês são atividades que podem ser inseridas na rotina das crianças e que favorecem a aprendizagem ampliando o tempo de exposição ao idioma.

Fonte: Milena Claus, fundadora da Youz, material sobre ensino bilíngue.

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top