Home / Família / Dicas de como escolher a escola para seu filho

Dicas de como escolher a escola para seu filho

expensive-baby-private-school-537x402

O início da vida escolar ou a mudança de escola por diferentes motivos como mudança de bairro, cidade, ou qualquer outra necessidade, faz com que os pais iniciem um processo de busca pela melhor escola.

Nesses momentos, é comum haver dúvidas sobre o que observar, como analisar a proposta ou até mesmo definir o que é mais importante saber para acertar nessa escolha. Para colaborar com os pais, compartilhamos algumas dicas que consideramos essenciais nesse processo de escolha:

  1. Visitar as escolas próximas de sua residência ou de seu trabalho, é importante saber o tempo de percurso diário do seu filho. É favorável para a criança pequena um percurso de, no máximo, 30 minutos.
  2. Marcar a visita, preferencialmente, nos horários em que estão acontecendo as atividades escolares, para que tenham uma ideia da dinâmica e rotina da escola. Percebam o envolvimento e alegria dos alunos, observem os tipos de atividades desenvolvidas, os cuidados dos educadores com as crianças. Durante o percurso no espaço escolar, tentem imaginar o seu filho e se suas expectativas estão alinhadas com o que está sendo apresentado.
  3. A estrutura da escola também é um aspecto importante de se analisar:
    1. O ambiente é organizado e limpo?
    2. Quais os tipos de brinquedos que possui?
    3. Como estão organizadas as salas de aula?
    4. Há salas ambientes como parque, atelier, estúdio de dança e música, refeitório, cantina, quadras, biblioteca, pátios, laboratório entre outros?
    5. Qual a quantidade de alunos por sala de aula?
  4. Saber a proposta pedagógica e educacional que a escola segue e, como se concretiza nas atividades com as crianças é uma das formas de entender se atenderá suas expectativas ao que você deseja como base acadêmica de seu filho. Para entender melhor este aspecto, pergunte:
    1. se as atividades coletivas entre as crianças são valorizadas;
    2. se possui projetos especiais, sejam artísticos, culturais, científicos ou sociais;
    3. as áreas do conhecimento que mais valoriza;
    4. como acompanha os resultados da aprendizagem dos alunos;
    5. como trabalha com os alunos com maiores dificuldades;
    6. se há momentos de estudo fora da escola, com idas a museus e outros espaços na cidade;
    7. qual o trabalho desenvolvido com línguas estrangeiras;
    8. como se dá a avaliação das crianças;
    9. como a escola informa aos pais sobre os trabalhos que estão desenvolvendo com os alunos.
  5. Se seu filho for pequeno, saber os cuidados com a alimentação, saúde e segurança são essenciais.
  6. Entender como será construída a parceria entre família e escola, em quais momentos os pais participam da vida escolar do filho, sejam em eventos tradicionais como uma Festa Junina, em cerimônias festivas e em reuniões de pais coletivas e individuais.
  7. Conhecer as possibilidades de atendimento que a escola oferece, com períodos de permanência que podem ser maiores que o escolar e a diversidade de cursos extracurriculares que são oferecidos, ampliando a possibilidade de contato da criança com esportes e cultura.

Para finalizar, é sempre bom coletar mais informações sobre a escola seja conhecendo outros pais que tenham seus filhos matriculados nela, visitando o site e redes sociais onde publicam e comunicam as atividades e aprendizagem dos alunos.

Fonte: Patrícia Cintra, Diretora Pedagógica

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top