Home / Manual do Crescidinho / Dermatologista dá dicas de como cuidar da pele de bebês e crianças

Dermatologista dá dicas de como cuidar da pele de bebês e crianças

cuidados-pele-bebe-inverno

Mais delicada e fina se comparada a dos adultos, a pele dos bebês e das crianças exigem cuidados especiais e observação constante. Embora se tenha o mesmo número de camadas na pele ao longo da vida; quando pequenos essa composição é 1/5 menos espessa.

Além disso, as glândulas que produzem o suor e o sebo são menos ativas. O filme hidrolipídico, mistura da transpiração e oleosidade é responsável por formar a camada protetora da pele, tem uma atuação mais fraca.  Por isso, a pele das crianças é especialmente sensível às influências químicas, físicas e microbianas, uma vez que elementos externos são absorvidos mais facilmente e conseguem penetrar nas camadas mais profundas.

A atividade das glândulas sebáceas segue pequena até a puberdade, período em que ocorrem as mudanças hormonais – por volta dos 12 anos. É nesse momento que passam a surgir as diferenças entre a estrutura e o comportamento da pele dos meninos e das meninas.

“Por conta dessas diferenças, a pele das crianças não pode ser tratada da mesma forma que a dos adultos, seja em casa ou no consultório. Os cuidados incluem produtos, procedimentos e hábitos, que devem sempre ser monitorados por adultos responsáveis”, enfatiza a Dra. Luciana Maluf, dermatologista e consultora de beleza da Condor.

É importante o uso de loções e sabonetes suaves. Os sabonetes alcalinos são agressivos às peles muito jovens por removerem lipídios e causar desidratação. Também é preciso atenção ao tempo do banho, já que a água quente em períodos prolongados leva ao ressecamento. A dica é diminuir tanto os minutos de banho quanto a temperatura.

“Redobre ainda os cuidados com a fotoproteção, fundamental mesmo para os adultos. A pele das crianças apresenta uma menor pigmentação e, por conta disso há maior sensibilidade aos raios UV. Mesmo com o reforço de um fator de proteção adequado, a pele da criança pode começar a queimar após cinco minutos de sol intenso. Protetores solares tidos como físicos são preferenciais e mais apropriados para essa faixa etária”, ressalta a dermatologista e consultora de beleza da Condor.

Guarda-sol, chapéu, bonezinhos e muita “sombra e água fresca” ajudam a não estragar a brincadeira. E lembre-se: evite sempre o período entre 10h e 16h.

Sobre a Condor

Beleza, Limpeza, Higiene Bucal, Pintura Artística e Imobiliária são os segmentos de negócios da Condor, empresa genuinamente brasileira e com a maior fábrica de escovas da América Latina.

A empresa fundada pelo imigrante alemão Augusto Emílio Klimmek, em 1929, na cidade de São Bento do Sul, interior de Santa Catarina, está presente em mais de 100mil pontos de vendas do Brasil e exporta para mais de 30 países. Lidera o mercado de escovas dentais infantis, escovas para limpeza, escovas e pentes para cabelos e pincéis artísticos, seguindo firme no posicionamento de ser a maior referência brasileira no setor de utensílios e acessórios para cuidados pessoais e com o lar.

Nestes 90 anos de história, a Condor se tornou uma das marcas mais presentes nos lares brasileiros, e suas duas unidades fabris, que somam 53 mil metros quadrados de área construída, estão instaladas na cidade de São Bento do Sul. Seus 1.300 colaboradores se revezam em turnos na produção de mais de 1500 produtos.

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top