Home / Bem Estar / Deficiência de ferro: Entenda o que é e como evitá-la

Deficiência de ferro: Entenda o que é e como evitá-la

ferro22

Especialista lista os principais alimentos que podem evitar a doença

 

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), deficiência de ferro é o estado insuficiente do nutriente para manter as funções fisiológicas normais dos tecidos. O ferro participa de vários processos metabólicos no organismo e sua deficiência pode causar importantes prejuízos no desenvolvimento físico e cognitivo das crianças, o que prejudica a capacidade de aprendizagem e concentração. A gravidade da deficiência de ferro depende da intensidade, faixa etária e estágio de vida, podendo gerar problemas mais graves, como uma anemia.

 

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o principal público afetado pela deficiência de ferro são as crianças. Alguns sintomas como cansaço, fraqueza, indisposição, diminuição da capacidade de concentração e aprendizado, podem ser sinais de uma deficiência de ferro importante, por isso, pais ou responsáveis devem acompanhar de perto a alimentação dos pequenos.

 

Para a médica Cristiane Finelli (CRM 120062- SP), manter a alimentação saudável é um dos caminhos para evitar a doença. “A promoção de uma nutrição adequada na infância tem sido uma das estratégias para melhorar o estado de saúde na fase adulta, o desenvolvimento humano e reforçar a importância da prevenção de agravos nutricionais. A criança precisa ingerir alimentos que contenham ferro, como: carnes vermelhas, aves e peixes e alimentos vegetais, especialmente lentilha, soja, feijão, ervilha, nabo, brócolis, couve, espinafre, açaí, manga e abacate”, explica. A especialista ainda reforça que caso os pais percebam alterações clínicas, devem procurar imediatamente o pediatra.

 

Para conhecer mais sobre a marca e ficar por dentro das novidades de Biotônico Fontoura, acesse o site: http://www.biotonicofontoura.com.br/ e curta a página da marca no Facebook: www.facebook.com/biotonicofontouraoficial.

 

Fonte:  Biotônico Fontoura

Biotônico Fontoura é um suplemento mineral. Criado em 1910 pelo farmacêutico brasileiro Cândido Fontoura, Biotônico foi batizado pelo escritor Monteiro Lobato, que criou ainda o Almanaque Fontoura, onde eram narradas as peripécias do personagem Jeca Tatu. Biotônico é um alimento, possui em sua fórmula sulfato ferroso heptaidratado e é um complemento da necessidade de ferro.

Produto isento de registro conforme RDC 27/2010. NÃO CONTÉM GLÚTEN (11/2017).

 

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top