Home / Gravidez / Cuidar da saúde bucal é essencial durante gestação

Cuidar da saúde bucal é essencial durante gestação

bucal

Pré-natal odontológico pode prevenir doenças como gengivite, cárie e outras

 

Você sabia que também é importante para a gestante cuidar da saúde bucal? Nesse período, a mulher se torna mais suscetível a doenças relacionadas à boca e dentes. Um dos motivos é o conjunto de alterações hormonais que, nessa fase, pode modificar a saliva e o pH da boca, ocasionando problemas como gengivite, cárie e outros males.

 

Há também o risco de contaminação do bebê, após seu nascimento, pelas bactérias da cárie presentes na boca da mãe. “A mudança na salivação e dos hábitos alimentares e de higiene da gestante formam o cenário perfeito para a cárie, que também é considerada um fator de risco ao desenvolvimento da criança”, afirma o Dr. Fábio Rodrigo de Castro Mello, cirurgião-dentista da Clínica Fada, em São José dos Campos.

 

Segundo ele, a cárie também gera dor, aumentando a produção de hormônios e que induzem a grávida a ficar mais estressada, estado que também é prejudicial ao bebê. As visitas regulares ao dentista podem contribuir para que a gravidez siga com tranquilidade nesse aspecto. “Um dentista bem preparado pode orientar a paciente não só na prevenção, mas, também indicar os melhores métodos de tratamento para doenças pré-existentes”, reforça o Dr. Fábio.

 

O início da gravidez é o momento propício para procurar um profissional de odontologia para fazer exames bucais. Geralmente, em conjunto com o próprio ginecologista que está realizando o acompanhamento da gestante, ainda podem ser observadas mudanças de hábitos na vida da paciente durante, que podem contribuir com a prevenção. “Alimentação balanceada, limpeza dos dentes, e a importância e o manejo do leite materno, são fatores que podem também contribuir de forma bem especifica para a saúde da criança que está por vir”, finaliza o dentista.

 

Fonte:  Clínica Fada

 

A Clínica Fada atua desde 2004 nas áreas de odontologia e medicina ginecológica, passando por várias especialidades nessas duas áreas. Com o intuito de prestar aos seus pacientes o melhor tratamento com muito cuidado e carinho, dispõe de excelentes profissionais e também os melhores e mais avançados equipamentos e tecnologias, tais como: aparelho de ultrassom gestacional, laser odontológico, ultrassom odontológico e microscópio odontológico, dentre outros. A Clínica Fada preza pelo tratamento integral do paciente, gerando comodidade e segurança tanto para mulheres, quanto para homens e crianças.  Especialidades atendidas: clínica geral odontológica, endodontia, cirurgia e implantes, próteses, estética, microscopia odontológica ginecologia e obstetrícia. Site: www.clinicafadasaude.com.br. Telefone: (12) 3929-2156.

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top