Home / Amamentação / Cuidados na primeira infância

Cuidados na primeira infância

smam2015

Para que uma criança tenha um bom desenvolvimento cerebral, o aleitamento materno é extremamente necessário e essencial nos primeiros seis meses de vida. O leite materno possui aminoácidos importantíssimos para que a criança tenha um bom aprendizado escolar futuro, além de ser uma fonte de proteção, já que o leite traz anticorpos de doenças que a mãe já desenvolveu.

 

Os primeiros mil dias de vida de uma criança – três anos – exigem uma alimentação adequada para o perfeito desenvolvimento não só físico como também cerebral. Posso afirmar que o elevado índice de déficit de aprendizagem escolar se deve à falta do aleitamento materno. Infelizmente, muitas mães, que logo retornam ao trabalho, não se atentam às orientações do pediatra e acabam fornecendo uma alimentação inadequada à criança, como alguns tipos de leite que só podem ser dados a partir dos dois anos de idade.

 

Além da alimentação, as crianças até cinco anos de idade também exigem alguns cuidados para evitar acidentes. Hoje em dia é muito comum, criança que cai da cama e do andador, por exemplo. É preciso que as mães coloquem as crianças bem protegidas nos berços, e não em camas, e descarte totalmente o uso de andadores. Eles são contra indicados pelos ortopedistas, pois além de fazerem mal à coluna, atrasam os movimentos do andar da criança, tornando-a preguiçosa, e proporcionam riscos gravíssimos de queda.

 

Outro ponto importante que deve ser ressaltado é a vacinação. Além daquelas do calendário oficial, os pais devem levar seu filho de seis meses a seis anos de idade ao posto de saúde mais próximo para receber a vacina contra a Influenza. É preciso acabar com o mito de que a vacina da gripe gera gripe. Isso não é verdade, pois a vacina da gripe é composta por vírus morto e não transmite a gripe. Então, é muito importante as mães protejam seus filhos, principalmente porque  as crianças que frequentam creches e escolas estão mais expostas à disseminação do vírus. Agora com as temperaturas mais baixas, é muito frequente as crianças ficarem confinadas numa sala, gerando um ambiente propício para a transmissão do vírus da gripe.

 

Fonte: Dra. Maria Izabel Teixeira Anacleto 

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top