Curso Sempre Materna In Company
Curso Sempre Materna In Company
Home / Gravidez / Controle sua cólica sem tomar remédios

Controle sua cólica sem tomar remédios

shutterstock_79555267

Para a infelicidade das futuras mamães a cólica não faz parte somente do ciclo menstrual. As gestantes também são vítimas dessa dor incômoda que aparece quando você menos espera, provocando irritação e mal estar.
Durante a gestação o corpo da mulher sofre uma série de transformações, após os enjoos e náuseas no início da gravidez, outro desconforto deixa as gestantes bem preocupadas: a cólica.
Segundo o ginecologista e obstetra Dr. Domingos Mantelli Borges Filho as cólicas na gravidez podem ser causadas por diversos fatores. “A expansão do útero para a acomodação do bebê, a pressão sobre a musculatura pélvica, ligamentos e veias causada pelo crescimento da criança e contrações do útero que permanecem no começo da gestação, favorecem para o aparecimento das cólicas”, explica.
Identificar a causa é uma das maneiras para aliviar o problema. “Algumas patologias contribuem para o surgimento de cólicas abdominais, como infecção urinária, corrimentos como candidíase, tricomoníase, vaginose bacteriana e até mesmo a relação sexual”, afirma Mantelli.

O falso trabalho de parto também pode causar a cólica e uma dor nas costas persistente. Mas as mamães precisam estar atentas para diferenciar a cólica da dor do trabalho de parto. ”A cólica do falso trabalho de parto é mais leve comparando com as contrações que causam dilatação do colo do útero. Em algumas mulheres o simples hábito de deitar, caminhar ou usar uma bolsa de água quente pode aliviar o sintoma”, ressalta o Ginecologista e Obstetra.
Além disso, essa dor pode indicar uma gravidez ectópica, quando o óvulo fertilizado fica implantado fora do útero, na cavidade abdominal, no colo do útero ou no ovário. “A gestante sofre uma cólica acompanhada de dor aguda, que começa em um dos lados e se espalha pela barriga. Ela ainda pode sentir uma dor forte no ombro e ter sangramento vaginal. Nesses casos, procure o seu médico imediatamente”, recomenda o especialista.

Como aliviar?
As cólicas podem ser amenizadas sem a necessidade de medicamentos. “A maior parte das cólicas pode melhorar se a gestante conseguir encontrar uma posição ou forma de relaxar, como atividades físicas sem impactos que podem aliviar os sintomas”, aconselha o médico.
Além disso, o ginecologista recomenda a gestante cuidar da alimentação. “Uma alimentação balanceada e a ingestão frequente de água ajudam a diminuir a dor abdominal de origem intestinal decorrentes dos gases e cólicas intestinais”, conclui o ginecologista.

Quando devo procurar o médico?
Caso a cólica continue e não amenize depois de alguns minutos de repouso, ou se for acompanhada de sangramento, hemorragia, febre, calafrios, forte secreção vaginal, sensibilidade e dor, ligue para o seu médico o quanto antes.


Fonte: Fonte -Ginecologista e Obstetra Dr.Domingos Mantelli Borges Filho

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top