Home / Gravidez / Conheça as quatro fases do trabalho de parto

Conheça as quatro fases do trabalho de parto

parto

A dilatação é lenta no início do trabalho de parto acelerando à medida que as contrações ficam mais regulares, próximas e dolorosas. O colo dilata-se de 0 a 10 centímetros, esta medida corresponde à dilatação completa permitindo que a cabeça da bebê saia do útero.  Toda a gestação é uma experiência única em intensidade para as mamães, mas todas passam pelas mesmas etapas durante o trabalho de parto. Dr. Alberto Guimarães fala sobre as fases deste momento.

 

Fase Latente: é durante esta fase que se iniciam as contrações e dilatação, é quando o corpo começa a se preparar para o nascimento do bebê, sendo a etapa mais longa do processo.

 

Fase Ativa: é a fase que exige mais do corpo da mulher, que começa a se preparar com mais intensidade para a chegada do bebê. O processo termina quando a dilatação chega aos 10 centímetros e o corpo está pronta para a fase expulsiva.

 

Período Expulsivo: Quando o colo do útero chega a 10 centímetros de dilatação, começa o período expulsivo. É nesta etapa que acontece o nascimento do bebê. Esta é a hora em que a mulher sente vontade de fazer força para facilitar o parto e a relação com as contrações mudam.

 

Fase da Dequitação: Nesta etapa acontecem as contrações bem mais fracas, que fazem com que a placenta se desprenda da parede do útero.  Essa etapa geralmente demora até 15 minutos, mas pode levar mais tempo.

 

 

Fonte: Alberto Guimarães

Formado pela Faculdade de Medicina de Teresópolis (RJ) e mestre pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), o médico atualmente encabeça a difusão do “Parto Sem Medo”, novo modelo de assistência à parturiente que realça o parto natural como um evento de máxima feminilidade, onde a mulher e o bebê devem ser os protagonistas. Atuou no cargo de gerente médico para humanização do parto e nascimento do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim, CEJAM, em maternidades municipais de São Paulo e na Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Site: https://www.partosemmedo.com.br/

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top