Home / Diário Materna / Confira 5 dicas para incentivar a escrita à mão nas crianças

Confira 5 dicas para incentivar a escrita à mão nas crianças

blobid1516208172164

Treinar a escrita faz parte da educação escolar e é um importante fator que desenvolve diferentes habilidades. Ler e escrever são aptidões básicas adquiridas na pré-escola. Mas, é preciso continuar aprimorando essa habilidade ao longo dos anos da vida acadêmica.

“Escrever à mão envolve vários sentidos: ativa uma ligação direta com o cérebro que desenvolve a coordenação motora e segundo estudos científicos, quando a criança se esforça para escrever trabalha também músculos e articulações”, diz a pedagoga Ingrid Goes Lobato Franco, e que há mais de 10 anos atua na elaboração do material didático de Língua Pátria do Kumon.

Confira abaixo algumas brincadeiras para estimular a escrita nas crianças:

1. Brincadeira do alfabeto
Escolha uma letra do alfabeto e peça às crianças para escreverem o máximo de palavras que conseguirem com a letra. Essa atividade estimulará o raciocínio, a criatividade e a concentração.

2. Quadro convidativo das anotações
Tenha quadro para que a criança possa escrever anotações, lembretes, mensagens ou até mesmo desenhar. Ao lado do quadro deixe disponível giz de cera coloridos, papel, lápis e canetinhas coloridas.

3. História sobre o filme
Reúna os amigos do seu filho em casa para assistirem a um filme, em seguida peça para eles escreverem a história a partir da imaginação com o tema do filme.

4. Resenha do livro
Você pode determinar o dia da leitura e aproveitar para combinar com seu filho de fazer uma resenha sobre o assunto lido. Tudo o que ele entender e interpretar deverá ser colocado no papel.

5. Qual é o nome?
Essa brincadeira consiste em oferecer papel e lápis para as crianças e descrever um certo tipo de objeto, filme, personagem de desenho ou música e quando todo mundo escrever compare as respostas.

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top