Home / Manual do Crescidinho / Como preparar um cardápio infantil saudável?

Como preparar um cardápio infantil saudável?

familia_refeicao

Montar um cardápio equilibrado para as crianças sempre foi um desafio. Primeiro pela vida corrida dos responsáveis, que muitas vezes chegam em casa tarde e não dão a devida atenção para o que os pequenos comem. Outra questão são as próprias crianças que, normalmente, não gostam do sabor desconhecido e acabam por limitar a lista de alimentos a serem consumidos. O que fazer?

É de extrema importância incentivar as crianças a se alimentarem corretamente. Por isso, comece a dar o exemplo, seja o modelo em casa. Coma frutas, verduras e legumes. Diga que alimentos naturais são deliciosos e que proporcionam grandes benefícios para o corpo. Sente com eles e mostre aos seus filhos que vale a pena saborear tudo o que a terra dá.

Salgadinhos e refrigerantes? Evite ao máximo. Troque aquele lanche gorduroso por uma opção mais natural. Respeite os horários das refeições e sente-se à mesa. Hábitos saudáveis tornam pessoas saudáveis.

Tire da lista

Se quiser que seu filho se alimente do jeito que deve ser, precisa tomar algumas medidas. A primeira delas é evitar, ao máximo, determinados produtos que, se consumidos em excesso, podem gerar problemas sérios de saúde.

Salsicha (embutidos no geral), refrigerantes, sucos industrializados, chips, bolachas recheadas. Além de serem ricos em sódio e açúcar, esses alimentos contribuem para o ganho de peso, diabetes, pressão alta e mau colesterol.

Inclusive, pesquisas já testificaram que a combinação do benzoato de sódio, encontrado nos refrigerantes, com o ácido ascórbico (vitamina C) em altas temperaturas pode desenvolver uma substância chamada benzeno, que tem potencial cancerígeno.

Quanto mais colorido, melhor.

Nada como um prato cheio de vida, não é mesmo? Por isso, aposte em receitas coloridas e com diversos ingredientes naturais. Se o seu filho não quiser comer aquelas verduras, tente montar um prato divertido com os alimentos. Um ursinho, uma casa, uma montanha. A criatividade certamente atrairá a atenção da criança.

Não encha o prato, coloque a quantidade que o seu filho comerá. Além de diminuir o desperdício, evitar o excesso faz com que a criança tenha um hábito alimentar mais saudável. Ele comeu tudo? Coloque mais um pouco, sem exageros.

Varie os alimentos. Coloque beterraba em um dia, batata no outro. Apresente, aos poucos, novos sabores ao paladar dos pequenos. Assim como no cardápio de qualquer adulto, as crianças necessitam de menus com fontes de proteínas e energia.

O que levar na lancheira?

Essa é uma dúvida muito comum entre os pais que têm, ou vão colocar as crianças na escola. Lembre-se que o colégio é um lugar onde os pequenos irão trabalhar com bastante energia, então não negligencie a lancheira do seu filho.

Iogurtes, ovos, leite (de preferência vegetal), pães, bolos, bolachinhas e, claro, frutas podem compor o lanchinho. É possível encontrar receitas simples e deliciosas e que podem proporcionar grande energia para o dia.

Confira, a seguir, uma receita para o seu filho.

Quibe de abobora e quinoa

Ingredientes

-75 g de cenoura

-215 g de abóbora

-5 g de salsa

-50 g de alho poró

-uma pitada de sal do himalaia

-80 g de quinoa em grão

-55 g de flocos de quinoa

-10 g de sementes de linhaça

Modo de preparo

Cozinhe a quinoa no caldo de legumes por 12 minutos e reserve. Cozinhe a abóbora no vapor até ficar macia. Processe a abóbora até o ponto de purê e deixe esfriar. Misture a quinoa cozida com o purê de abóbora, salsa picada, sal, alho poró picado e flocos de quinoa. Molde os quibes. Asse-os em uma forma untada com azeite a 180ºC por 15-20 minutos.

Gostou da receita? Aprenda muito mais no curso online do Namu Cardápio infantil, alimentação saudável desde bebê.

Fonte: Namu Cursos

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top