Home / Gravidez / Como manter a pele bonita durante a gravidez

Como manter a pele bonita durante a gravidez

imgA gravidez marca um momento muito especial para as mulheres. É comum neste período que a ansiedade aumente e que o estresse por causa da organização da chegada do bebê gere incômodos emocionais e até físicos. Por isso, é ainda mais importante cuidar da saúde relacionada à pele em todas as áreas do corpo.

  Estrias

Um problema de pele comum na gravidez são as estrias, que geralmente começam a surgir no segundo trimestre, aparecendo na zona do umbigo, seios, braços e pernas. As estrias são uma espécie de cicatriz na pele, que ocorrem como resultado de um estiramento, causadas pela desfragmentação do colágeno das camadas elásticas da epiderme.

O ganho de peso e a falta de elasticidade da pele são causas apontadas por especialistas.

Conheça dicas que ajudam a amenizar as estrias:

*  Opte por alimentos saudáveis, evite o excesso de açúcar e sal. Fique longe das frituras.

* Dê preferência às massas integrais, coma bastante fibra.

*  Use um sutiã no tamanho e formato adequado ao tamanho dos seus seios, evite usar tecidos sintéticos.

*
 Aplique com frequência produtos específicos para hidratação da pele. Segundo dermatologistas, os hidratantes à base de óleo de semente de uva, macadâmia, amêndoas e rosa mosqueta são as melhores opções.

 

Manchas na pele

 Outra preocupação das grávidas são as manchas que normalmente aparecem no rosto, conhecidas como cloasma ou melasma. Manchas escuras em outras áreas expostas ao sol, como braços e colo também são comuns durante a gestação.

O aparecimento do melasma está relacionado principalmente à exposição solar, mas também ao uso de anticoncepcionais e algumas outras medicações, fatores hormonais, predisposição genética, algumas doenças (ex: hepatopatias) e à gravidez.

No caso das manchas causadas pela gestação, o melhor a fazer é prevenir, pois são difíceis de serem removidas, mesmo com tratamento a laser. Para evitar o problema, veja algumas orientações:

* Use protetor solar todos os dias, até mesmo nos dias nublados, em locais fechados ou com luz artificial.

*  Escolha produtos específicos para cuidados diários com o rosto, com rápida absorção. O protetor mais indicado para pele clara é com fator 50, já a pele média/escura, fator 30.

*  Reaplique o filtro solar ao longo do dia.

*  A quantidade recomendada é 1/2 colher de chá para o rosto. É claro que essa quantidade pode variar, especialmente devido à textura do produto.

*  A exposição direta ao sol deve ser antes das 10h e após as 16h, quando a exposição aos raios solares oferece menos riscos à saúde.

*  Aplicar o protetor antes da exposição ao sol. O recomendado é passar 15-30 minutos antes de ir ao ar livre. A reaplicação deverá ser feita a cada duas horas. E, reaplique antes desse período, se entrar na água ou suar.

Para disfarças as “manchinhas” na pele, os produtos mais indicados são as bases, corretivos e os BB Creams. Os mais indicados são aqueles com filtro solar, pois além de cobrir o melasma, ainda protegem a pele contra os raios solares.

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top