Home / Família / Como escolher a escola para os nossos filhos?

Como escolher a escola para os nossos filhos?

escola-filhos14

A escolha da escolha ideal para nossos filhos é uma tarefa árdua e muito delicada, pois envolve diferentes linhas educacionais, que promovem a aprendizagem utilizando diferentes teorias e recursos, a quantidade de horas que a criança permanecerá na instituição, a questão financeira, a localização, o espaço físico, a higiene e a alimentação, segurança e a formação dos profissionais.

  • PROJETO PEDAGÓGICO: Há diversos tipos de educação ou métodos de ensino, o mais importante é que os pais tenham clareza ao escolher. É muito importante que os pais escolham a escola de acordo com que acreditam.

Para começar, a escola precisa ser credenciada na Secretaria da Educação, que levará em conta aspectos como formação de professores, espaço físico, banheiros com acessibilidades, extintores de incêndio e todas as questões e todas as questões de segurança, completa Fabiana Zaparotti Bueno Pereira – Diretora Pedagógica do Brasil Canadá Educação Bilíngue.

 

  • PERÍODO DE HORAS:  O período pelo qual a criança vai ficar na escola é um ponto muito importante para levarmos em consideração (meio período, semi-integral ou integral). De acordo com a idade da criança, essa duração irá se complementar com a rotina de cada família adequando ao trabalho dos pais.

 

  • QUESTÃO FINANCEIRA: Cada família deverá se adequar a escola que corresponde melhor a sua realidade financeira, para que não sofra constrangimentos futuros.

 

  • LOCALIZAÇÃO:  A escola deverá estar próxima a residência da família ou do trabalho dos pais/responsáveis, para que seja de fácil acesso para levar ou buscar a criança diariamente.

 

  • ESPAÇO FÍSICO: O espaço físico é muito importante na hora da escolha da instituição. Os pais deverão  levar em conta: o tamanho das salas de aula, ventilação das mesmas, área livre aberta, acessibilidade geral e específicas.

A educação para as crianças menores deverá ser sempre associada ao “cuidar” com o propósito de “educar”. É preciso que a instituição que o acolha em todos os aspectos físicos e emocionais. É fundamental que a escola tenha um espaço aberto, que seja bem cuidada de preferência com muito verde, para que as crianças tenham contato com a natureza. Na Brasil Canadá Educação Bilíngue de São Caetano do Sul, as nossas crianças tem o privilégio de ter esse contato com a natureza e com os animais, pois temos um lindo viveiro.

 

  • HIGIENE E ALIMENTAÇÃO: Os cuidados básicos com a higiene e alimentação devem ser primordiais. Quando os pais visitam uma escola devem ficar atentos aos locais por onde passam, certas práticas devem fazer parte da rotina da criança, da conservação dos brinquedos à limpeza das mãos antes das refeições. Além disso, se os pais não abrem mão de uma refeição saudável, devem trazer o assunto em pauta na hora da entrevista, para certificar-se quanto a posição da instituição.

 

  • SEGURANÇA: A escola deve sempre transmitir aos pais a preocupação e a transparência em seu trabalho.

A transparência tem que ser essencial nesse vínculo ESCOLA X

FAMÍLIA, a escola deverá sim sempre comunicar aos pais os fatos         que ocorrem na escola em relação a criança, tais como: dor de cabeça, febre, queda entre outros.

É comum as crianças ficarem mais doentes quando entram na escola, já que aumenta o contato com outras crianças.

 

  • FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS: Os pais devem sempre questionar se a escola se preocupa com a “formação continuada”, que é uma maneira do educador sempre estar atualizado em suas práticas. Todos os professores deverão ser graduados e em constante aprimoramento educacional.

 

A partir dessas dicas, os pais conseguirão fazer uma escolha que se adeque a busca da família.

 

Fonte: pela Fabiana Zaparotti Bueno Pereira – Diretora Pedagógica da Escola Brasil Canadá de São Caetano do Su

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top