Home / Manual do Bebê / Como cuidar dos primeiros dentinhos

Como cuidar dos primeiros dentinhos

primeiros-dentinhos-

A higiene da boca e dos dentes de leite é essencial para a saúde do bebê

O nascimento dos dentes de leite, fase tão esperada pelos pais, é um momento muito especial na vida do bebê. Porém, é importante que saber como manter os dentinhos limpos desde o seu aparecimento.

A odontopediatra, Cláudia Ferreira de Souza, explica que a limpeza dos primeiros dentinhos deve ser feita com uma gaze embebida em água ou com dedeiras de silicone, sempre após a amamentação. Além de limpar os dentes, as dedeiras massageiam a gengiva do bebê, favorecendo a erupção (ou nascimento) dos próximos dentes.

No caso de crianças que têm o hábito de mamar durante a madrugada, a especialista ressalta a importância de que os pais façam a limpeza da boquinha do bebê antes que ele volte a dormir. “Adormecer sem que seja feita a higiene bucal favorece o aparecimento do que chamamos de ‘cárie de mamadeira’. Essa cárie evolui rapidamente e causa dor”, explica.

A especialista alerta ainda que a mamãe deve evitar de provar da comida do bebê com a mesma colher, pois a cárie é transmissível. Ou seja, se a mãe estiver com um dente cariado, por exemplo, a bactéria passará para a colher e atingirá a criança.

Por volta dos três anos, quando todos os dentinhos de leite já nasceram, a higienização deve começar a ser feita com escova de dente. Porém, é importante que os pais escolham a escova e a pasta indicadas para a idade da criança. “Até os oito anos de idade a criança não tem controle motor suficiente para fazer a escovação perfeitamente. Por isso, é importante que pelo menos a escovação noturna seja feita pelos pais para garantir uma boa limpeza”, explica Cláudia.

Apesar de muito esperados, nem sempre os dentinhos de leite recebem a atenção merecida. Segundo Cláudia, eles são tão importantes que, uma vez cariados, podem afetar os permanentes. Eles também são capazes de “guiar” o dente permanente para o devido lugar. Ou seja, quando um dentinho de leite é extraído antes do tempo, há grandes chances do dente permanente nascer no local errado, fazendo com que a criança precise utilizar aparelho ortodôntico no futuro.

Portanto, para evitar problemas e manter a saúde bucal é essencial que os pais cuidem dos dentinhos do bebê por meio da limpeza regular, boa alimentação e visitas periódicas ao pediatra e ao dentista.

 

Fonte: Cláudia Ferreira de Souza, odontopediatra, do Instituto Saúde Plena

 

 

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

'
Scroll To Top