Home / Mulher Materna / Como a pílula anticoncepcional pode mudar o corpo da mulher

Como a pílula anticoncepcional pode mudar o corpo da mulher

pills-1354782-1280

Desde que ela surgiu, na década de 50, a finalidade da pílula anticoncepcional era apenas preventiva da gravidez indesejada. Rica em hormônios, elas até poderiam ser as responsáveis pelo aumento de peso das mulheres. Hoje, ela já é considerada um dos métodos mais populares e eficazes com baixa dosagem hormonal, e o melhor, pode até ser considerada uma aliada nos tratamentos estéticos contra celulite, queda de cabelos e oleosidade da pele.

Isso acontece porque os mesmos hormônios das pílulas que previnem a gravidez são quase iguais aos fabricados pelos ovários femininos. Esta semelhança química permite que estes tenham funções parecidas com os produzidos pelas mulheres, o que pode ajudar na beleza da pele, dos cabelos e até do corpo.

Segundo Dr. Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra, a combinação entre a mulher e sua pílula precisa ser perfeita para que ela possa contribuir com a beleza. “Existem hormônios que variam de uma pílula para outra, por isso é tão importante que a mulher use o método que favoreça seu organismo e que combine com os seus hormônios naturais”, explica.

A queda capilar feminina, por exemplo, tem muito a ver com o ciclo menstrual, por isso os usos destes anticonceptivos podem ajudar na redução na queda dos fios e até estabilizar a queda durante todo o mês. “Já as pílulas que contém drospirenona ou acetato de ciproterona na composição contribuem para a redução da oleosidade da pele, isso porque reduzem a produção das glândulas sebáceas, a grande responsável pela acne e pela oleosidade na raiz dos cabelos”, informa o ginecologista.

O especialista ainda alerta para os principais componentes que podem ajudar a manter pele, corpo e cabelos desejáveis:

Componentes Benefícios
Cafeína Ajuda a eliminar os quilos a mais
Zinco, ferro magnésio, vitaminas A,C e E Pele, unhas e cabelos mais bonitos
Ácido linoléico Contribui para diminuir a oleosidade

“É claro que, é fundamental a orientação de um especialista para que os anticoncepcionais sejam prescritos e orientados pelo uso correto e pela melhor combinação de hormônios para cada organismo, ” finaliza Mantelli.

Dr. Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra - autor do livro “Gestação: mitos e verdades sob o olhar do obstetra”. Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA) e residência médica na área de Ginecologia e Obstetrícia pela mesma instituição. Dr. Domingos Mantelli tem pós graduação em Ultrassonografia Ginecológica e Obstétrica, e em Medicina Legal e Perícias Médicas.

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top