Home / Diário Materna / Enfrente a quarentena em espaços reduzidos

Enfrente a quarentena em espaços reduzidos

diario materna (1)

 

No mercado imobiliário os imóveis compactos são tendência. Somente em São Paulo, segundo os dados mais recentes do Sindicato da Habitação, as unidades de até 45 metros quadrados constituíram o maior volume de vendas nos últimos anos. Assim, é fácil imaginar quantas pessoas vivenciam hoje a quarentena em espaços reduzidos, conciliando as tarefas de casa, estudo e também as do trabalho.

É claro que enfrentar a quarentena em um ambiente mais compacto impõe mais desafios às pessoas. Mas há como trabalhar, com medidas simples, para criar a noção de amplitude no espaço e torná-lo mais agradável hoje e mesmo após o distanciamento social. Se você reside em um imóvel compacto, confira abaixo 5 dicas da Vertical Garden para tornar cômodos, como a cozinha ou o espaço de trabalho, mais espaçosos neste momento.

Iluminação – ela é fundamental à saúde do ambiente e à sensação de amplitude. O melhor mesmo é a incidência de luz solar, que auxilia no ritmo circadiano do nosso corpo, ou seja, no ciclo biológico que regula o funcionamento do nosso organismo durante os diferentes estágios do dia. Porém, nem todo imóvel compacto tem uma boa incidência de luz natural. Assim, para atenuar a baixa iluminação do Sol nos cômodos, o recomendável é que paredes e superfícies de móveis tenham cores em tons mais claros, pois elas refletem melhor a luz e dão a sensação de amplitude ao ambiente. Se a ideia é favorecer a concentração, o melhor é apostar nas lâmpadas de tonalidade branca neutra ou 4.000k (Kelvins), com iluminação indireta sem refletir em telas de computador ou televisão.  Mas se a ideia é relaxar, a luz amarelada torna o ambiente mais aconchegante, sobretudo se projetada por abajures e arandelas.

Organização – A organização é chave para criar amplitude espacial em qualquer ambiente, sobretudo nos menores.  Mesmo quem não tem espaço para armários ou gaveteiros, pode conseguir um espaço mais organizado investindo em caixas organizadoras e prateleiras suspensas. Nas cozinhas super compactas, uma boa solução é a instalação de ganchos nas paredes para pendurar utensílios e criar mais espaço nos armários. Com isso, já se nota uma grande diferença no ganho de vãos livres e também de mais bem-estar e disposição para o dia.

Espelhos – O uso de espelhos é outra dica eficaz para criar a sensação de amplitude em ambientes menores. Mas é importante escolher bem em qual parede fixá-lo, para evitar acidentes e a refração da luz direto nos olhos ou em telas de computador, o que gera muito incômodo.

Ergonomia – Se a ideia é criar um cantinho específico para o trabalho ou estudo, escolha para este local uma cadeira adequada, se possível com regulagem de altura, descanso de braços e encosto adaptado; e uma mesa de superfície mais fosca, não tão brilhante.

Cores e plantas – Cores mais frias e sóbrias como azul, verde, violeta tendem a nos estimular a tarefas de concentração enquanto as cores quentes, amarelo, vermelho, laranja, nos estimulam a atividades físicas e criativas. Cores mais saturadas ou as chamadas “cores vivas” dificultam a concentração. Para o uso de cores no canto do trabalho, por exemplo, uma boa prática é manter as superfícies maiores em tons neutros como paredes e mobiliários e utilizar vasos com flores e plantas para trazer cor sem ocupar muito espaço. As plantas trazem conforto estético e acústico aos ambientes, além de ter importância emocional e psicológica imensas para o nosso organismo. Pesquisas como a da Universidade de Chibra, no Japão, já atestaram que o contato com o verde reduz em até 16% os índices de cortisol, o hormônio relacionado ao estresse; em 4% a frequência cardíaca, e em 2% a pressão arterial. Assim, mesmo em espaços menores, colocar vasos pequenos, jardins verticais ou elementos pendentes podem causar um impacto bastante positivo nessa época de isolamento e ansiedade que a humanidade está passando.

 

 

 

 

Fonte:  Vertical Garden

 

 

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top