Home / Mulher Materna / Calculadora da ovulação: os 4 sinais que o corpo emite

Calculadora da ovulação: os 4 sinais que o corpo emite

17223509_AhLQL

A médica ginecologista e obstetra Dra Ana Carolina Lúcio Pereira, explica que a “calculadora de ovulação” serve para evitar gravidez ou engravidar mais facilmente. É um método que funciona tanto para fertilização como ação contraceptiva natural apenas apostando nos sinais que o corpo emite.

A ginecologista fala que a ovulação acontece no momento em que, a partir de estímulos hormonais, o ovário libera um dos milhares de óvulos que armazena. “Depois de sua saída, ele segue pela tuba uterina, onde pode ser fecundado ou não. Quem deseja engravidar precisa intensificar o sexo nesses dias e quem não deseja, deve-se então evitar o coito nesse período”, diz.

Para facilitar, a especialista revela os 4 sinais importantes que indicam ovulação:

Secreção vaginal: Durante a ovulação, o muco vaginal aumenta até a ponto de deixar a calcinha molhada. “Neste período a secreção tem aparência de clara de ovo, é bem pegajosa, forma um fio quando se pega com os dois dedos e não tem cheiro e nem cor. Para quem deseja engravidar, esse é o melhor momento para ter relação, pois esse muco dura de 3 a 4 dias”, revela a médica.

Leves dores abdominais: Como os ovários trabalham durante a ovulação é normal sentir desconforto abdominal. “É como uma espécie de cólica bem fraca já que durante o processo há um rompimento do folículo para a liberação do óvulo”, explica.

Sangramento: São alguns fios de sangue liberados junto com a secreção vaginal. “Isso é normal pois a saída do óvulo de dentro do folículo pode vir acompanhado de um pequeno sangramento local, outro dos sintomas de ovulação”, fala Dra. Ana Carolina. Algumas vezes o sangramento é maior e o líquido com sangue pode se misturar ao corrimento vaginal. Esse é um sinal de indicação de que o óvulo já foi desprendido do folículo e está a caminho do útero.

Temperatura: Durante a ovulação há um aumento da temperatura corporal porque o corpo está passando por um período diferenciado e a temperatura interna sofre um aumento de pelo menos 1° C. “Para usar esse método é preciso medir a temperatura todos os dias antes de levantar da cama. Assim, quando observar que ele aumentou pelo menos um grau, é o indicativo que a ovulação pode estar acontecendo e então pode fecundar mais fácil”, finaliza Dra. Ana Carolina.

 

FONTE: Dra Ana Carolina Lúcio Pereira

Graduada em Medicina e residência em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro em 2005. Título de especialista em Medicina do Tráfego pela Santa Casa de São Paulo com título pela FEBRASGO e ABRAMET.

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top