Home / Diário Materna / Bruxinha Catarina é opção educativa para o Halloween

Bruxinha Catarina é opção educativa para o Halloween

Bruxinha_Catarina

Enredo digital traz proposta pedagógica e divertida em 14 músicas com animações 2D para educar e  celebrar a união de gostosuras e travessuras a três palavras mágicas: “com licença”, “por favor” e “muito obrigada”

 

Acessível a um clique, o conteúdo digital do projeto denominado Bruxinha Catarina representa uma escolha divertida e pedagógica para entreter espectadores de todas as idades, neste Halloween. Dedicada a crianças de até seis anos, a ideia central do roteiro é trabalhar diferentes conceitos educativos. Servindo, ora como pano de fundo, ora como protagonista, a Bruxinha Catarina Vol.1 é essencialmente uma produção composta por 14 canções feitas em animação 2D, disponível no portal/youtube, Apple Store/Google Play e em DVD (como opção offline).  Concebidas com arranjos muito bem executados e riqueza instrumental, as músicas divertem e emocionam. As letras são educativas e destacam valores que prezam pela empatia das necessidades do outro, e não apenas das suas próprias. Vale ressaltar que a criação sonora também prima pelo caráter pedagógico. Porque tem o propósito de destacar a diversidade de ritmos musicais.

 

Munida de patinete que voa, ao invés da vassoura, varinha de confete, chapéu pontudo e vestido colorido, a Bruxinha Catarina convida a turma a desvendar maravilhas e mistérios do Vale Encantado. O ambiente é um retiro imaginário  que, para se ter acesso, basta encontrar o portal mágico, localizado no fundo do quintal, e repetir as palavrinhas encantadas da pequena bruxinha. Ali as gostosuras e as travessuras podem virar realidade com o bom uso das palavras mágicas “com licença”, “por favor” e “muito obrigada”. Os três irmãos Maluna (Matheus, Lucas e Natália), o Cachorro Pinguinho, o Ratinho Encrenqueiro e os insetos moradores do lugar mágico completam a trupe. Eles acompanham a Bruxinha Catarina em um dirigível em forma de barco voador preso a um balão feito de abóbora. Neste cenário, o enredo valoriza a união entre todos os personagens, como estratégia para a solução dos problemas e conflitos. Haja vista que a história não possui um antagonista clássico, os conflitos giram em torno de situações corriqueiras típicas e propícias na vida de uma criança.

 

Segundo a especialista em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar e pedagoga responsável pelo projeto, Thais Hoffman, o caráter educacional da Bruxinha Catarina está presente em toda a sua concepção. “Desde a escolha das temáticas das músicas (letras, números, partes do corpo), passando pela definição dos personagens, até a escolha dos desenhos, considerando o que entretém crianças pequenas, e do resgate das palavras mágicas, por meio da brincadeira”, detalha. “Outra ideia importante do projeto é que se trata de um convite ao mundo mágico do ´faz de conta´ para famílias brincarem e cantarem juntas  e ainda aprenderem um pouco mais sobre hábitos e atitudes saudáveis para o desenvolvimento infantil, como por exemplo, tornar o banho um hábito divertido e ler uma história pra dormir”, complementa.

 

CONTEÚDO MUSICAL

Bruxinha_Catarina_2

A Bruxinha Catarina Vol.1 é composta por 14 trilhas que trabalham diferentes questões educacionais dirigidas para a primeira infância (englobando crianças com até 6 anos de idade). Doze canções são autorais e duas, tradicionais da cantiga brasileira: Borboletinha e Jipe do Padre.

 

Para abordar a contagem de um até dez, foi criada a música “Dona Centopeia”. O aprendizado das vogais é abordado em “Mundo das Palavrinhas”; o trabalho de coordenação corporal e musical são propostos em “Banda da Cigarra”. Estão incorporados ao projeto também: a relação de educação e de cuidado com os animais de estimação, presente na canção “Pinguinho”; o resgate de brincadeiras tradicionais nos clássicos parques de diversão, em “Carrossel”; a abordagem do lúdico e educacional sobre a hora do banho, em “Tomando Banho” e o estímulo à dança, em “Bailarina”. A síntese do conteúdo musical é apresentada em “Soninho”. Neste tema, com muito cuidado, todas as brincadeiras e estímulos trazidos pela Bruxinha Catarina são revisitados.

 

Bruxinha Catarina (canção-título, que apresenta a essência e a personalidade do personagem central), JoaninhaUrsinho e a Abelha Ratinho Encrenqueiro complementam o Vol.1 desse projeto lúdico e musical.

 

 

O PROJETO BRUXINHA CATARINA

 

Concebido e desenvolvido pelo advogado Paulo Maluna, o projeto que resultou na marca Bruxinha Catarina, nasceu no final de 2012, a partir de um episódio de desentendimento entre o pai (Paulo) e o filho mais velho (Matheus) e uma reflexão, seguida por um pedido de desculpas.

 

Além do projeto digital, brincadeiras interativas online, e no formato offline (DVD distribuído pela Universal Music), no Net Now, em aplicativos como o PlayKids e 01 Digital (que levou  a Bruxinha Catarina a 80 países), integram a iniciativa: peças teatrais, com personagens em tamanho real, pocket-shows e um parque temático. Os produtos presenciais já foram conferidos por espectadores de Florianópolis, cidade-berço da Bruxinha Catarina.

 

Os personagens “irmãos Maluna”, protagonistas do enredo, são inspirados nos filhos de Paulo, Matheus, Lucas e Natália. O nome Maluna foi incorporado ao sobrenome de Paulo, após a criação do projeto e hoje representa a Maluna Produções, empresa responsável pela concepção e execução de tudo o que envolve a marca Bruxinha Catarina.

 

COMO ACESSAR

 

Para acessar o conteúdo Bruxinha Catarina Vol.1, com 14 videos musicais, brincadeiras e atividades: http://www.bruxinhacatarina.com.br/

 

Para acompanhar as novidades sobre a Bruxinha Catarina: https://www.facebook.com/bruxinhacatarina

 

Para adquirir a mídia offline, em DVD https://www.americanas.com.br/produto/20765781/dvd-bruxinha-catarina

 

 

Para baixar o conteúdo via App/Holograma da Bruxinha Catarina – Apple Store/Apenas IOS https://itunes.apple.com/br/app/holograma-da-bruxinha-catarina/id1081407583?mt=8

 

Para baixar o conteúdo via Android/ - https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.zeroum.bruxinhacatarina&hl=pt

Fonte: Fabi ietto – Comunicação 360 Graus 

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top