Home / Mulher Materna / Atividades cotidianas podem ser retomadas após o parto

Atividades cotidianas podem ser retomadas após o parto

Atividades

Após o nascimento, além dos cuidados com o recém-nascido, a mamãe precisa seguir uma série de passos para ajudá-la na recuperação pós-parto. Apesar de necessário, o repouso não é a parte mais importante do puerpério (período referente aos 40 dias posteriores ao parto).

De acordo com a ginecologista e obstetra Karina Zulli, o ideal é que a mulher retome as atividades do seu dia a dia o quanto antes. “Após o parto, não se deve ter nenhum tipo de limitação, seja física ou alimentar. Voltar ao cotidiano é a melhor maneira para se recuperar.”

Normalmente, até os primeiros dias, ocorrem dores abdominais, principalmente em caso de cesárea. Karina conta que o sintoma é comum, como acontece em qualquer procedimento cirúrgico. Os pontos levam de duas a quatro semanas para passar pela cicatrização e, durante esse período, a mulher pode sentir coceiras e perda de sensibilidade na área próxima à cicatriz.

O desconforto ao sentar e levantar nas primeiras semanas após o nascimento do bebê também é natural, mas a especialista explica também que é imprescindível que a mamãe se movimente para reduzir a sensação de inchaço no corpo.  Outra orientação é manter as pernas para o alto, pois isso ajuda na circulação e previne dores nelas e nos pés.

Dar banho no bebê, carregar objetos, abaixar, cozinhar e caminhar são atividades que podem ser executadas normalmente pela nova mamãe. “A preocupação com esses movimentos se dá por um mito que contraria a evolução da Medicina”, explica a obstetra.

“Antigamente, as mulheres podiam desenvolver hérnias próximas aos pontos da cesárea, mas isso não acontece mais. Hoje os pontos são menores e feitos com uma linha especial de rápida absorção. O parto normal também permite que a mulher se movimente sem qualquer restrição.”

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top