Home / Amamentação / Agosto Dourado – A importância do aleitamento materno na 1ª hora de vida

Agosto Dourado – A importância do aleitamento materno na 1ª hora de vida

amamentar

A amamentação precoce é uma das estratégias prioritárias para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e baseia-se na capacidade de interação do recém-nascido com a sua mãe nos primeiros minutos de vida.

 

A Organização Mundial de Saúde recomenda que o aleitamento materno seja iniciado na primeira hora de vida, pois se associa a um maior período de amamentação, melhor interação mãe-bebê e menor risco de hemorragia materna.

 

Por que mamar ainda na sala de parto?

 

- Aumenta a duração do aleitamento materno;

- O colostro é a primeira imunização do recém-nascido;

- O contato pele a pele mantém o calor e permite a colonização do recém-nascido com a flora materna;

- Aproveita o estado de alerta do recém-nascido durante a primeira hora;

- Estabelece o vínculo mãe-bebê;

- Reduz a mortalidade neonatal.

 

A amamentação na 1ª hora de vida é uma prática do Programa Parto Seguro à Mãe Paulistana, que é um serviço público e gratuito de assistência humanizada desenvolvido em nove hospitais municipais de São Paulo, por meio de uma parceria de quase seis anos entre a Organização Social de Saúde CEJAM (Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim) e a Secretaria Municipal de Saúde.

 

Fonte: Programa Parto Seguro

O Programa Parto Seguro visa à prestação de assistência humanizada, diferenciada e acolhedora, em todas as fases do atendimento e compreende ações desenvolvidas no acolhimento com classificação de risco, admissão obstétrica, pré-parto, parto, unidade de terapia intensiva neonatal e puerpério. O PPS introduz mudanças das práticas assistenciais arraigadas e assegura a assistência obstétrica e neonatal, baseada em evidências científicas. O objetivo do Parto Seguro é um atendimento a gestante e ao recém-nascido humanizado, seguro e resolutivo, com propósito final de reduzir a morbimortalidade materna, perinatal e acolher bem.

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top