Home / Mulher Materna / Acupuntura é importante aliada no combate às doenças típicas do inverno

Acupuntura é importante aliada no combate às doenças típicas do inverno

Acupuntura é importante aliada no combate às doenças típicas do inverno

 

Os pacientes com doenças do trato respiratório como rinite e asma que utilizam a acupuntura como opção de tratamento podem ter o benefício de usar menos medicação.

 

Outono e inverno são estações do ano em que se registra um acentuado aumento nos casos de doenças do trato respiratório como rinite e asma.  Essas doenças afetam mulheres, homens, crianças e idosos. A Acupuntura Médica pode atuar de forma positiva nesses casos, melhorando a qualidade de vida dos paciente.

Nem todo processo de rinite tem causa alérgica, mas pode também se apresentar como um processo chamado vasomotora, ou seja, uma mucosa nasal que reage devido a mudanças de temperatura.

Nos pacientes com rinites, tanto alérgicas como vasomotoras, os meios de ação básicos pelos quais atuam a acupuntura são provavelmente a diminuição e o controle dos processos inflamatórios que acometem a mucosa da superfície respiratória, eventualmente diminuindo sua sensibilidade e aumentando a capacidade e a resistência imunológica dos pacientes, diminuindo, assim suas exacerbações. Os pacientes com rinite que utilizam a acupuntura como opção de tratamento podem ter o benefício de fazer menos uso de medicação, tem menos crises e sintomas mais facilmente controlados do que os pacientes que só fazem uso de medicação alopática, além da melhora da qualidade de vida.

Os pacientes portadores de asma também podem se beneficiar do tratamento com acupuntura, com melhora do processo inflamatório das vias aéreas, diminuição de sintomas, melhora da qualidade de vida e também diminuição do uso de medicações.

Anamnese, exame clínico e exame otorrinolaringológico são importantes para a definição da melhor terapia. É preciso se informar do estado geral dos pacientes e das situações nas quais as crises aparecem, mas muitos possuem sintomas específicos que podem ser ininterruptos. Causas anatômicas locais, no caso de rinite, devem ser investigadas também.

O número de sessões necessárias também deve ser discutido com os pacientes, mas em fases agudas as aplicações podem ter maior frequência, diminuindo-as em épocas de remissão.

 

Sobre o CMAESP:

Criado dia 11 de fevereiro de 2012, o Colégio Médico de Acupuntura de São Paulo (CMAESP) é presidido desde então pelo Dr. Andre Tsai. A instituição, que representa todos os profissionais médicos que praticam Acupuntura no Estado de São Paulo, realiza um trabalho contínuo junto às comunidades médica, acadêmica e social em prol da melhoria da qualidade da prática médica da Acupuntura. Atuando de forma efetiva, o Colégio promove também cursos, eventos e discussões, com o objetivo de manter a sociedade médica acupunturista (profissionais e estudantes) atualizada e alinhada com as diretrizes dos órgãos nacionais e mundiais.

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top