Home / Manual do Crescidinho / A Importância dos cuidados com a saúde bucal desde a infância

A Importância dos cuidados com a saúde bucal desde a infância

dentes

Segundo dentista  é um dever dos pais monitorar a escovação dos filhos e levá-los regularmente ao dentista

 

É do conhecimento de todos que os cuidados com a higiene bucal são indispensáveis em todas as etapas da vida.  Porém, para prevenir problemas na fase adulta, é fundamental iniciar os cuidados antes mesmo que apareçam os primeiros dentes. “Os pais devem higienizar a boca do bebê com gaze umedecida após aleitamento ou uso da mamadeira e, principalmente, antes de dormir. Ao aparecer o primeiro dente, a higiene já deve ser feita por meio da escovação”, afirma Marcelo Alessandro Masotti, dentista da Caixa Seguradora Odonto.

 

Para o especialista, é um dever dos pais monitorar a escovação dos filhos e levá-los regularmente ao dentista. Assim, de acordo com ele, é possível realizar um trabalho preventivo e evitar a perda precoce de dentes por problemas de cárie e doenças gengivais. “Quando o dente de leite é perdido precocemente, o dente permanente pode nascer fora de lugar. Além disso, complicações como dentes tortos, dores articulares e bruxismo, que costumam ser percebidos tardiamente, podem ser corrigidos na criança a tempo de evitar agravantes no futuro”, complementa.

 

Cuidados para o resto da vida

Vale destacar que ter o devido cuidado com a boca desde cedo também faz com que a criança dificilmente esqueça a importância e os conceitos básicos da higiene bucal durante toda a vida. “É interessante fazer associações para tornar o ato de escovar o dente divertido para o pequeno. Explique que as superfícies devem ser escovadas para frente e para trás, como um carro que vai e volta. A parte de dentro da boca, como uma vassoura. A de fora, em movimentos circulares”, exemplifica.

 

Alimentação

O dentista da Caixa Seguradora Odonto recomenda que os pais evitem fornecer alimentos industrializados e muito açucarados aos pequenos em demasia, como chocolates e balas, dando sempre preferência às frutas ou gelatinas. Também é fundamental restringir o consumo de refrigerantes, especialmente os de cor escura, pois causam ainda mais problemas para os dentes. “A cárie depende do acúmulo de placa bacteriana e a dieta rica em açúcar refinado produz uma placa mais agressiva, que facilita a ocorrência das cáries”, explica.

 

Prevenção desde cedo

A utilização de medidas preventivas desde os primeiros anos de vida auxilia no desenvolvimento de hábitos saudáveis que contribuirão para a manutenção da saúde bucal das crianças. “São cuidados simples, como a escovação dos dentes, o uso do fio dental e visitas periódicas ao dentista, que podem evitar contratempos na própria infância e também na fase adulta”, sugere a especialista.

 

Plano odontológico

Uma das formas de garantir a proteção dos dentes dos pequenos e também do próprio bolso é por meio da aquisição do plano odontológico. A Caixa Seguradora Odonto, por exemplo, oferece a facilidade de isenção de pagamento aos dependentes com até três anos de idade. “Dessa forma, a criança, desde muito cedo, já fica habituada com o consultório, além de contar com a garantia de cobertura no caso do aparecimento de algum problema bucal. Como a visita ao dentista deve acontecer durante todas as fases da vida, a contratação do plano representa uma economia e tanto no orçamento familiar”, conclui o dentista

 

Fonte: CAIXA SEGURADORA ODONTO

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top