Home / Bem Estar / A importância do esporte para o desenvolvimento infantil

A importância do esporte para o desenvolvimento infantil

7haw7j4isifokufy71a0j6hkr
Os benefícios que a prática esportiva proporciona para a carreira e a vida futura dos jovens atletas

 

A ideia de que a prática esportiva é boa para a saúde e essencial para o desenvolvimento físico de crianças e adolescentes, já está mais do que consolidada em nossa sociedade. No entanto, os ganhos para quem se dedica ao esporte não se restringem apenas ao corpo, mas também se aplicam à mente.

O contato, desde cedo, com os valores incutidos na prática esportiva é fundamental para o processo de construção do caráter já na infância. “O esporte ajuda em vários aspectos da vida, como estipular e alcançar objetivos, enfrentar e superar adversidades, ter foco, entre outras capacidades”, explica Lais Yuri, psicóloga do Instituto Tênis.

“Realizando uma atividade esportiva com constância, o indivíduo tem a oportunidade de trabalhar a tríade: performance, carreira e vida pessoal. Muitos dos profissionais bem-sucedidos no Brasil e no mundo tiveram essa bagagem quando crianças. Não se trata apenas de condicionamento físico e da manutenção da saúde, e sim do desenvolvimento de habilidades, como resiliência, concentração, disciplina e senso de competitividade ética”, afirma a psicóloga.

“A frequência e o tipo de acompanhamento é definido de acordo com o momento da temporada ou a temática que será abordada com os tenistas. Em algumas situações, a presença de todos será mais efetiva. Em outras, é preciso conversar individualmente”, explica. Na pré-temporada, por exemplo, a frequência das sessões é intensificada. “Com uma mente bem trabalhada, os jovens conseguem se dedicar mais aos treinos, o que, consequentemente, se reverterá em resultados melhores nas competições. Da mesma forma, estarão mais preparados para lidar com as situações estressantes que ocorrem não somente nas quadras, mas em suas vidas”, complementa.

Fonte: Instituto Tênis

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top