Home / Slide Home / 5 dicas para manter foco

5 dicas para manter foco

Pandemia, isolamento social, retorno às atividades, excessos de demandas, tudo isso altera o foco e a atenção. E através de pequenas mudanças isto pode ser revertido

Em tempos duros de mudanças drásticas, ter equilíbrio e reter atenção não é tarefa fácil.  E a atenção é flutuante – isso quer dizer que a cada 4 segundos em média o cérebro desfoca daquilo com o objetivo de fazer uma varredura usando os outros sentidos para avaliar o entorno e ver se tem algum risco eminente.

“Se uma pessoa está dirigindo e retém a somente na estrada, ela não percebe um pedestre ou um animal tentando atravessar a sua frente. Por isso que cada 4 segundos entra o processo varredura, que traz a percepção ao redor e depois volta para a estrada, garantindo segurança”, explica a psicóloga e neuricientista Anaclaudia Zani Ramos.

Ela lista cinco dicas práticas e simples para ajudar o cérebro a manter o foco, aumentando rapidamente seus resultados de produtividade. Confira:

  1. Se programe. Ao saber de antemão que tem uma tarefa a cumprir faça a programação prévia e deixe tudo que você irá precisar por perto.
  2. Acesse redes sociais. Essa dica parece contraditória, porém, é muito eficiente. Se você está focado por um período de uma hora, por exemplo, pare e olhe por aluns poucos minutos qualquer rede social e volte a tarefa. Você vai produzir mais por ter tido um pequeno momento de prazer.
  3. Fique confortável com roupas, assento, postura, iluminação, etc. O desconforto provoca a desatenção que gerada pelo incômodo.
  4. Se hidrate. Mantenha sua garrafinha de água ou suco ou chá por perto. Todo nosso corpo funciona melhor hidratado.
  5. Se conheça em foco. Isto é fundamental para a manutenção de foco. Algumas pessoas produzem mais com música, outros em ambiente silencioso, às vezes fazendo mais de uma tarefa. Se observe e defina o seu melhor método.

Fonte: Anaclaudia Zani Ramos

Deixe seu comentário

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top