O uso constante de anticoncepcional reduz as chances de gravidez no futuro. Alimentos afrodisíacos aumentam a fertilidade. Quem já não ouviu essas e outras frases sobre a fertilidade feminina e ficou na dúvida se é mito ou verdade. Os médicos Mario Cavagna, diretor da Divisão de Reprodução Humana do Hospital Pérola Byington e integrante da equipe médica da Genics Medicina Reprodutiva, e Ricardo Luba, ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana, médico parceiro da Genics Medicina Reprodutiva, esclarecem os principais questionamentos sobre o assunto.
1- O uso de anticoncepcional por tempo prolongado aumenta a dificuldade de engravidar.
MITO. Algumas mulheres podem ter um bloqueio no eixo hormonal, fazendo com que, depois de pausar a pílula, pare de menstruar por dois ou três ciclos, mas isso é normal e totalmente reversível. A tendência é ela voltar a menstruar e a ovular normalmente após dois ou três ciclos.
2- Mulheres com ovário policístico não engravidam
MITO. Quando as mulheres recebem o diagnóstico da síndrome dos ovários policísticos, existe, sim, um agravante que dificulta o processo ovulatório, porém é reversível e até mesmo fácil de resolver. Dependendo do caso, uma medicação via oral já é capaz de resolver a questão. Às vezes, até mesmo uma mudança de hábito, como a perda de peso, pode ajudar. De qualquer maneira, eventualmente, haverá um novo ciclo ovulatório, então a mulher sempre terá chance de engravidar, mesmo sem o auxílio de uma medicação que induz a ovulação.
3- Abortos frequentes podem dificultar a gestação.
MITO. Cada caso deve ser pesquisado isoladamente. Embora seja possível engravidar nessa condição, muitas vezes não é simples. Porém, o aborto habitual, quando acontece duas ou três vezes seguidas, conhecido como aborto de repetição, é uma condição que atinge cerca de 2% das mulheres apenas. De qualquer forma, quando isso acontece, é preciso investigar as causas. Fatores genéticos, doenças sistêmicas, funções endócrinas, entre outros elementos, devem ser pesquisados a fundo e, ainda assim, é possível não descobrir as causas. Aí sim, neste caso, a gravidez pode ser adiada. Mas não dá para descartar a chance de engravidar porque, dependendo do caso, há tratamento para diminuir a incidência de aborto.
4- Quanto mais avançada a idade da mulher, mais difícil é engravidar.
VERDADE. Com o passar do tempo, os óvulos vão diminuindo em quantidade e qualidade, principalmente após os 35 anos. A mulher foi feita para engravidar, biologicamente, dos 20 aos 30 anos, mas não é o que vem acontecendo com a mulher moderna. No entanto, é importante a mulher saber que, quanto mais avançada for a sua idade, menores as chances de engravidar mesmo. A chance de engravidar aos 25 anos é de 20%, 15% aos 35 anos e, depois, a queda é relativamente baixa ao longo de dez anos, mas é abrupta. Aos 40 anos, a chance de gravidez cai para apenas 5%, e aos 43 anos para 2%.
5- Quem pega pesado na malhação pode ter mais dificuldade de engravidar.
VERDADE. Principalmente atletas que fazem muitos exercícios aeróbicos, como corredoras e maratonistas, porque nessas atividades há uma liberação muito grande de endorfina, que pode alterar o processo ovulatório. Sem contar também que essas mulheres que pegam pesado na malhação costumam ter uma massa de gordura muito reduzida e, para engravidar, há necessidade que tenha uma certa quantidade de tecido gorduroso.
6- Alimentos popularmente conhecidos como afrodisíacos aumentam a fertilidade.
MITO. Embora tenham alguns estudos sobre o assunto, não há, até o momento, nenhuma comprovação científica de que alimentos afrodisíacos e nem qualquer outro são capazes de estimular a ovulação e aumentar, efetivamente, as chances de gravidez. O que sabemos é que ter bons hábitos, como manter uma alimentação saudável, reduz as chances de doenças que podem fazer mal à saúde da futura mãe e do bebê, como a diabetes e a hipertensão, por exemplo.
7- A endometriose impede a mulher de engravidar.
MITO. A endometriose pode ser uma das causas da infertilidade, é fato, mas não podemos dizer que ela impede a mulher de engravidar. Muitas vezes um tratamento clínico ou com o auxílio de uma técnica de reprodução humana resolve. É discutível se a endometriose vai diminuir os resultados dos tratamentos, ainda não se chegou a um consenso sobre esse assunto. O importante é que a mulher saiba que a endometriose pode dificultar o processo de gravidez, mas não impede.
8- Mulheres com apenas uma trompa e um ovário não conseguem engravidar.
MITO. Se o ovário produzir óvulos e a trompa não estiver obstruída a mulher consegue, sim, engravidar.
9- As chances de gravidez, depois dos 40anos, são maiores com a ovodoação.
VERDADE. A taxa de gestação com óvulos doados são de 50 a 60%. Isso acontece porque as doadoras de óvulos têm entre 25 a 35 anos de idade.
10- O estresse prejudica a fertilidade.
VERDADE. Situações extremas de ansiedade, pressão e estresse podem provocar disfunções hormonais e alterar o ciclo hormonal.
Fonte: Genics Medicina Reprodutiva
Com apenas oito anos de existência, a Genics Medicina Reprodutiva tornou-se referência em tratamentos para casais que apresentam dificuldades para engravidar. Visando o desenvolvimento contínuo e aplicação das melhores técnicas e práticas em reprodução humana, a Genics oferece diversos tratamentos modernos, com profissionais altamente qualificados e credenciados como especialistas em sociedades médicas brasileiras. Fertilização In Vitro, congelamento de óvulos, embriões e espermatozoides, inseminação ultra-uterina e tratamentos em pacientes oncológicos, com HIV ou portadores de necessidades especiais são alguns dos procedimentos adotados pela Genics. Afinal, a grande missão da Genics é ultrapassar e vencer as expectativas em relação às dificuldades da concepção, por meio de atendimento eficiente, diferenciado e humanizado.