Dandá’!!
Próximo ao primeiro aninho de idade do bebê depois de já ficar durinho no colo, engatinhar e até tentar os primeiros passinhos agarrados nas mãos dos pais é hora do pequeno ter o primeiro momento de liberdade em sua vida. Andar!
Para isso a criança requer muita concentração, força na musculatura das perninhas, equilíbrio, noção de espaço, paciência e apoio de toda família.
Além de ser muito gracioso ver um “toquinho” de gente andando por toda a casa, e às vezes até caindo pelo meio do caminho e se divertindo com isso, faz parte do desenvolvimento da criança.
É claro que cada bebê é único, alguns, mais preguiçosos, começam a andar um pouco mais tarde, porém não se preocupe ele se descobrirá aos poucos. O incentivo dos pais pode ajudar nessa nova etapa da vida do bebê. Ficar a mamãe de um lado e o papai do outro, numa distância não muita longa, com um brinquedo nas mãos e pedir para o bebê buscar é uma ótima opção.
Mas fique atento. Essa fase pode ser também perigosa. Não deixe o bebê subir e descer escadas sozinho, tire todos os medicamentos que possam estar ao seu alcance, afaste os objetos pontudos e divirta-se, pois o pequeno irá descobrir todos os cantinhos da casa, até aqueles que você costuma não freqüentar muito, como embaixo da cama, ou atrás do sofá.
Curta cada fase do crescimento do seu filho. Pode ter certeza que será inesquecível!