Sempre Materna

Galinha Pintadinha comemora 10 anos com 5 bilhões de views no YouTube e anuncia novidades

galinha

A famosa galinha azul conquista a posição de primeiro personagem da criança brasileira com produção de nova série multiplataforma e adaptação para mais 5 idiomas

Completando 10 anos de vida, a Galinha Pintadinha, sucesso absoluto na internet, acaba de alcançar 5 bilhões de visualizações totais no YouTube – somando o canal oficial em espanhol (2 bi) e português (3 bi), sendo esse um marco inédito para produções brasileiras na plataforma.

Em comemoração, a marca anuncia a produção de uma nova série multiplataforma, a Galinha Pintadinha Mini, com a primeira temporada prevista com 26 episódios, de 11 minutos cada um.  Além da nova série, Pintadinha também vai cacarejar em outros países e, para isso, a adaptação dos clipes musicais para 5 novos idiomas já está a todo vapor: italiano, francês, alemão, mandarim e japonês, lembrando que ela já conta com versões em espanhol e inglês.

Recentemente os pequenos fãs ganharam um novo espetáculo, uma oportunidade de ver a popó ao vivo: A “Galinha Pintadinha em Ovo de Novo”, terceira produção teatral da personagem que teve temporada de estreia no Rio de Janeiro e conquista desde abril deste ano crianças e adultos de São Paulo (em cartaz até julho de 2016).

A famosa galinha azul está presente nos primeiros meses na vida da criança brasileira, desde seu nascimento, ao primeiro sorriso, à primeira papinha, os primeiros passinhos e descobertas, garantindo assim a posição de “Meu Primeiro Personagem” na vida desses pequenos. Os clipes da popó fazem parte do dia a dia infantil, sua musicalidade de produção 100% nacional incentiva o c0-viewing, ou seja, a interação das crianças e seus pais, tios e avós assistindo juntos aos vídeos. “No decorrer dessa década acompanhamos a mudança no padrão de comportamento das crianças. Nascemos e vivemos da tecnologia, especialmente a Geração Alpha, que já chega ao mundo 100% conectada assistindo aos vídeos”, ressalta Miguel Moreira, gerente da Bromélia Produções, empresa responsável pela criação e administração do conteúdo da Galinha Pintadinha em todos os canais de distribuição. “A Galinha Pintadinha é reconhecida pela criança brasileira como seu primeiro personagem favorito. Isso se reflete também no licenciamento de produtos”, completa.

Para entender melhor todo o sucesso da nossa querida galinácea, confirma abaixo a linha do tempo:

2006 – O canal da Galinha Pintadinha foi criado no YouTube brasileiro e o primeiro vídeo foi adicionado em 28 de dezembro por Marcos Luporini e Juliano Prado.

2007 – Seis meses após o lançamento, o vídeo alcançou a marca de 500 mil visualizações. Iniciou-se a produção do primeiro DVD: “Galinha Pintadinha e Sua Turma”.

2008 – O DVD foi lançado de forma independente na loja virtual própria da marca. Na época, somente o DVD era comercializado.

2009 – A Galinha Pintadinha ganhou um aplicativo. Criado pela 01 Digital, já foi baixado mais de 40 milhões de vezes e tem mais de 2 bilhões de visualizações em apps atualmente. O DVD 1 foi relançado pela Europa Filmes.

2010 – A equipe lançou o segundo DVD em parceria com a Som Livre: “Galinha Pintadinha 2”, com cantigas clássicas, como “Atirei o pau no gato” e “Alecrim Dourado”. No primeiro mês foram mais de 100 mil cópias vendidas e uma premiação com disco de platina duplo.

2011 – Foi criado o canal em espanhol no YouTube com a “Gallina Pintadita”. Hoje já são 2 bilhões de views totais, com 1,9 milhão de inscritos e 19 clipes animados. Iniciou-se o projeto de licenciamento da marca para produtos de consumo em conjunto com a Redibra.

2012 – A Galinha entrou no mercado com os primeiros produtos licenciados, que hoje já somam 600 itens entre brinquedos, produtos de higiene pessoal, vestuário, roupas de cama e banho, editorial e papelaria. Lançamento do DVD “Galinha Pintadinha 3” e estreia do primeiro musical nos  teatros “Galinha Pintadinha – o musical”. Foi criado o canal em inglês no YouTube, chamado “Lottie Dottie Chicken”. Entrada na Netflix Brasil.

2013 – Premiações com o Disco de Diamante pelo DVD 3 e de “Melhor Licença Pré-Escolar” da Revista Espaço Brinquedo. Estreia do segundo musical: “Galinha Pintadinha – Cadê Popó?”.  

2014 – A marca de 1 bilhão de views no YouTube foi alcançada, feito inédito para canais brasileiros (e latino-americanos), sendo o clipe “Meu Pintinho Amarelinho” o vídeo mais reproduzido na história do YouTube no Brasil. Lançamento do DVD “Galinha Pintadinha 4”. Criação da loja virtual nos Estados Unidos. Realizado o primeiro voo com o balão especial shape da Galinha Pintadinha.

2015 – A marca alcançou a 89º posição no ranking da Revista License! Global – inédito para empresas brasileiras – entre as 150 marcas que mais faturaram com licenciamento no mundo, movimentando mais de U$ 300 milhões no varejo. Entrada na Netflix norte-americana com os clipes em inglês e espanhol. Estreia do terceiro musical: “Galinha Pintadinha – Ovo de Novo”. Alcance de 2 bilhões de views no canal  em português e 1 bilhão no canal espanhol.

2016 – Galinha Pintadinha completa uma década de vida e se posiciona como primeiro personagem da criança brasileira, atingindo a marca de 3 bilhões de views no YouTube brasileiro e 2 bilhões no espanhol, somando 5 bilhões de visualizações totais. Preparação da nova série Galinha Pintadinha Mini com a primeira temporada de 26 episódios de 11 minutos cada. Adaptação dos clipes musicais para outros 5 idiomas: italiano, francês, alemão, mandarim e japonês.

Para saber mais sobre a Galinha Pintadinha, acesse: www.galinhapintadinha.com.br

 Fonte: Luiza Gil – NB Press