Sempre Materna

Aprender Novo Idioma Na Infância Traz Benefícios Cognitivos

xx

Segundo idioma deve ser inserido na vida da criança até os 12 anos de idade, garantem os especialistas.

 

Até os sete anos de idade a criança consegue aprender e se expressar em qualquer idioma – pelo menos é o que garantem os especialistas em desenvolvimento infantil. Pesquisas mostram que o ensino bilíngue pode impactar positivamente em alguns aspectos cognitivos e que os estímulos gerados na primeira infância ajudam a construir a língua falada. “As crianças que são submetidas a este aprendizado tendem a se focar mais nas tarefas e a desenvolver uma atenção melhor que os pares monolíngues, possivelmente pelo fato de terem, desde cedo, que prestar atenção nas diferenças entre as duas línguas na hora de ouvir e falar, antecipando de certa forma a consciência linguística e acelerando o desenvolvimento da lógica” – pontua a psicóloga doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano, Cristiane Pertusi.

 

Desta maneira, e muitas vezes sem se dar conta, as escolas que incluem o ensino de outro idioma na grade curricular contribuem de maneira significativa na vida adulta destas crianças.  “A criança possui uma curiosidade natural pelo conhecimento e pela aprendizagem. Nasce conhecendo o mundo através da boca, dos olhos, dos ouvidos, do corpo e conforme vão crescendo, o aprendizado passa a acontecer através do brincar, fundamental para a criança” – pontua Cristiane Pertusi. E é exatamente desta maneira que o The Kids Club entra em cena, contribuindo para que a criança não só aprenda, mas também passe a gostar de inglês.

 

No Brasil, desde 1994, o método internacional faz com que a criança interaja com o novo idioma, desde a primeira aula. “As aulas acontecem 100% em inglês e utilizamos uma técnica de aprendizado natural, que surgiu na Inglaterra em 1986 quando a pedagoga Linda Ellis decidiu ensinar francês para sua filha e um grupo de amigas. Linda fez com que as crianças aprendessem o segundo idioma seguindo os mesmos caminhos que as levaram a aprender o primeiro: interagindo com a língua de forma divertida e espontânea. Esse processo foi natural e assertivo e a facilidade de aprender logo apareceu, já que elas estavam brincando e aprendendo o novo idioma, sem perceber” – garante Sylvia de Moraes Barros, executiva responsável pelo The Kids Club no Brasil.

 

Com metodologia internacional, as aulas ministradas através do método The Kids Club, permitem que todos os envolvidos participem e interajam durante todo o tempo, primeiro aprendendo o significado das palavras e frases em situações reais, para depois usá-las naturalmente. O aprendizado da leitura e escrita se dá em um segundo momento, exatamente como o processo de aprendizado e alfabetização.

 

“Os pais devem ter em mente que o desenvolvimento das habilidades escolares é estimulada com ações como disciplina com horários, promoção de atividades e brincadeiras e jogos em conjunto com as criança. Já o professor deve estimular o aluno a buscar as respostas e orienta-lo a como fazer. Desta forma ele está amparado apara aprofundar seus conhecimentos e sair do imediatismo e superficialidade que predomina na busca por conhecimento atualmente dando respostas prontas e imediatas as questões colocadas pelos alunos” – resume  Cristiane Pertusi.

 

Assim, é possível afirmar que ensinar um novo idioma a uma criança, da forma adequada, tem o poder de transformá-la para sempre. “Por isso dizemos que o The Kids Club tem o propósito de mudar a vida dos nossos alunos. Ensinamos a criança a gostar de inglês, e isso, ela leva para toda a vida. Aprender um idioma na infância traz diversos benefícios, modifica o funcionamento do cérebro, e é aqui que entramos” – finaliza Sylvia de Moraes Barros.

 

Para saber mais sobre o método The Kids Club, onde encontrá-lo e também sanar dúvidas sobre como se tornar um franqueado da empresa, acesse: www.thekidsclub.com.br