Os hábitos alimentares da criança começam a ser definidos muito cedo e a alimentação é uma das maiores preocupações dos pais. Todos querem que os seus filhos se alimentem corretamente, por isso, buscam fazer com que as refeições sejam momentos tranquilos e prazerosos. Porém nem sempre é assim, e apesar dos pais serem os responsáveis pela definição de qual comida será oferecida e quando ou onde, as crianças são quem decidem se querem ou não comer. Então o que fazer?
A psicóloga e especialista em desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos, Christine Bruder, afirma que, para que as crianças se alimentem corretamente é necessário criar uma rotina e oferecer, desde cedo, uma variedade de alimentos para que elas possam escolher dentre as opções disponíveis, além de despertar o interesse e aceitação por diferentes sabores.
“ Precisam ter pelo menos quatro cores, e compostos em grande parte por grãos integrais. Oferecer ainda, pelo menos, um peixe rico em Ômega 3, como salmão ou atum frescos, por semana. E os sucos dos lanches combinar frutas com legumes e verduras como couve e espinafre”, explica.
Para Christine, a hora das refeições também precisa ser um processo colaborativo, na qual os pequenos possam aprender com os adultos. Envolver as crianças no preparo e na escolha do cardápio é uma ótima maneira de conscientizá-las sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada.
Fonte: Primetime Child Development – COMMUNICA BRASIL