Sempre Materna

Cuidados especiais durante a gravidez

 

A gravidez traz alterações hormonais no organismo que causam algumas mudanças no corpo. É normal que algumas mulheres se sintam feias e pouco desejadas devido ao aumento de peso e transformações características dessa fase. Desanimadas e carentes de informações, algumas gestantes deixam de se cuidar por medo de prejudicar o bebê, pois não sabe, que existem produtos adequados para o uso das gestantes.

Segundo a dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, especialista em Clínica Médica e Dermatologia e Mestre e Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina – USP, Carolina Ferolla, no final da gravidez e até o quarto ou quinto mês após o parto é natural acontecer queda de cabelo, o chamado eflúvio telógeno. Mas, não se preocupe, o problema pode ser tratado com medicamentos via oral ou tópicos sobre o couro cabeludo para reduzir a queda e estimular o crescimento.

A pele também sofre neste período.  “Para combater a acne, normal durante a gravidez, é possível usar ativos sebonormalizantes suaves, que modulem a atividade sebácea. Para controlar os melasmas é indicado o uso de substâncias com despigmentante para ajudar no clareamento da pele. E, é indispensável o uso de protetor e bloqueador solar diariamente”, aconselha a dermatologista.

Os seios são mais uma vítima das transformações hormonais, eles perdem a elasticidade e a firmeza da pele, por causa da alteração hormonal e das variações de peso. O uso de um dermocosmético é indicado para reverter esse processo, com resultados rápidos e efetivos.

Temor de todas as mulheres as estrias geralmente aparecem no abdômen, seios, braços e dorso. “É mais comum em peles brancas e pessoas com predisposição genética e no final da gravidez, podem apresentar um aspecto branco mais suave. Para ajudar no processo de regressão é necessário o uso diário de substâncias causadoras da síntese de colágeno e elastina”, afirma a especialista.

A celulite também pode aparecer durante a gestação. O uso de um bom anticelulítico e algumas sessões de drenagem linfática podem ajudar a minimizar ou desaparecer o problema. Ela minimiza a retenção de líquidos durante o período, desde que realizada com movimentos lentos e suaves. A indicação é de uma vez por semana e no mês final da gestação duas vezes por semana, pois a retenção de liquido é maior.

Dra. Carolina lembra que, a futura mamãe deve cuidar da alimentação para não engordar demais e com um pouco de vaidade aumentara a sua auto-estima. Todos os tipos de tratamentos devem ser indicados e acompanhados por um especialista.

 

Fonte:Mulheres passam por transformação no corpo durante a gravidez Dra. Carolina