Alimentar-se corretamente na gravidez é uma tarefa árdua e que requer disciplina. Durante este período, as mamães são bombardeadas de informações e conselhos sobre o que elas devem ou não comer e fazer, o que as deixam confusas.
Para orientar as futuras mamães de primeira viagem nesta jornada fantástica que é a gravidez, em parceria com o Espaço Gestar, selecionamos algumas dicas de alimentação para as gestantes aproveitarem esta fase de suas vidas de forma saudável. Confira a seguir:
- O primeiro passo é ter em mente que, durante a gravidez, a mulher se alimenta para ela e para o bebê. Entretanto, não é preciso “comer por dois”, como muitos dizem, o principal é priorizar os itens saudáveis que são cruciais para a formação e o desenvolvimento do feto;
- É no primeiro trimestre da gestação que o sistema nervoso do bebê é formado, por isso é recomendado que nesse período as mamães consumam alimentos ricos em ácido fólico, como feijão e lentilhas, que previnem a má formação do tubo neural.
- Substitua gorduras saturadas por insaturadas. Prefira utilizar azeite e óleo de canola em vez de óleo de milho e margarina nas receitas do dia a dia, por exemplo;
- Comece a consumir carboidratos complexos, que não são refinados, em vez dos simples, ou seja, invista em alimentos integrais e naturais. Evite alimentos como farinha e arroz branco e reduza o consumo de doces;
- Fuja de produtos que possam conter salmonela, substância que pode estar presente em alimentos não cozidos ou que estão mal passados.
- E o principal: procure sempre orientação médica. As necessidades de nutrientes variam de grávida para grávida, por isso procure a ajuda de um profissional para montar uma dieta que satisfaça todas as suas necessidades e a do bebê, além de fazer o pré-natal.
Fonte:Espaço Gestar – Sempre materna