14 de fev. de 2024

IMPACTO DA VOLTA ÀS AULAS NAS CRIANÇAS

Dicas e orientações da psicóloga Patrícia Peixoto para essa fase

 

À medida que o período de volta às aulas se aproxima, muitos pais se questionam sobre o impacto que esta transição pode ter em seus filhos. Pesquisas indicam que a adaptação ao ambiente escolar após férias prolongadas pode gerar ansiedade e estresse em crianças de todas as idades. Um estudo conduzido pela Universidade de São Paulo (USP) revela que 30% das crianças apresentam sinais de estresse leve durante as primeiras semanas de aula, evidenciando a necessidade de um acompanhamento atento por parte dos pais e responsáveis.

 

A psicóloga Patrícia Peixoto, com experiência em desenvolvimento infantil e psicologia educacional, oferece orientações práticas para as famílias. "A interação social e a rotina estruturada são cruciais para o desenvolvimento saudável da criança, contribuindo para o seu bem-estar emocional e acadêmico”, explica Patrícia.

 

Estabeleça uma rotina consistente: Dias antes de iniciar o ano letivo, ajuste a rotina de sono e as atividades diárias da criança para se alinhar com o horário escolar. Isso ajuda a minimizar o choque da transição.

 

Dialogue sobre as expectativas: Converse com seu filho sobre o que esperar na escola, discutindo tanto os aspectos positivos quanto os desafios. Isso pode incluir novos amigos, novos professores e novas matérias.

 

Promova a autonomia: Encoraje seu filho a preparar o material escolar e a roupa do dia seguinte. Isso ajuda a desenvolver a autonomia e a responsabilidade.

 

Mantenha a comunicação aberta: Esteja disponível para ouvir as preocupações e as experiências de seu filho na escola. Uma comunicação aberta e positiva é fundamental para apoiar a saúde emocional da criança.

Acompanhe o desempenho escolar: Mantenha contato regular com os professores e a escola para acompanhar o progresso e o bem-estar de seu filho. Isso permite intervir rapidamente se forem identificados desafios.

 

Incentive atividades extracurriculares: Atividades fora do ambiente escolar, como esportes, música ou arte, podem ajudar na adaptação ao promover a socialização e o desenvolvimento de novas habilidades.

 

A volta às aulas é um período de ajuste tanto para as crianças quanto para os pais. Adotar uma abordagem proativa, seguindo as orientações da psicóloga Patrícia Peixoto, pode suavizar essa transição e promover uma experiência positiva e enriquecedora para todos envolvidos. É fundamental que os pais estejam atentos e disponíveis para apoiar seus filhos, garantindo que a volta às aulas seja um processo de crescimento e aprendizado.

Fonte: Psicóloga Patrícia Peixoto

DaTa Studio de Comunicação