12 de fev. de 2024

Carnaval seguro para bebês: confira 6 cuidados para curtir a folia com tranquilidade

O carnaval chegou e para os papais e mamães, esta data é sinônimo de fantasia, confetes, serpentinas e muita diversão com os pequenos. Por este motivo, a pediatra Dra. Andrea Patente alerta para alguns cuidados necessários durante a folia, assim todos poderão curtir tranquilos e sem sustos com a saúde das crianças. São eles:

Lembre-se da Proteção Solar: Se você planeja participar de eventos ao ar livre durante o carnaval, lembre-se de proteger a pele sensível do seu bebê dos raios solares nocivos. Use roupas leves que cubram a maior parte do corpo, chapéus de abas largas e, se necessário, protetor solar específico para bebês.

Mantenha a criança hidratada: Mantenha seu bebê hidratado durante todo o dia, oferecendo água regularmente, especialmente se estiver quente ou se ele estiver suando mais do que o normal. Evite bebidas açucaradas ou com cafeína, que podem desidratá-lo.

Utiliza a Proteção Auricular: O barulho alto e constante dos desfiles e festas de carnaval pode ser assustador e desconfortável para os bebês. Considere usar protetores auriculares especiais para bebês para proteger seus ouvidos sensíveis do ruído excessivo.

Evite Multidões: Grandes multidões podem ser esmagadoras e perigosas para bebês e crianças pequenas. Procure áreas mais tranquilas e seguras para curtir a folia em família.

Opte por uma alimentação adequada e balanceada: Se você estiver amamentando, continue oferecendo o peito regularmente ao seu bebê, mesmo durante os eventos de carnaval. Se ele estiver em fase de introdução alimentar, leve lanches saudáveis e fáceis de transportar, como frutas picadas, vegetais crus e biscoitos integrais.

6. Respeite os Limites do Bebê: Observe os sinais de cansaço, fome ou desconforto do seu bebê e esteja preparado para fazer pausas regulares e tirar cochilos quando necessário.

*Andrea Patente é Médica Pediatra Neonatologista, especialista em prematuros e primeira infância. (CRM 92953)