30 de jan. de 2023

7 Mitos e verdades sobre infertilidade

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 278 mil casais não conseguem ter filhos no Brasil, o que representa 15% do total. Sabe-se ainda que um casal com idade próxima dos 35 anos, com vida sexual ativa, que não faz uso de anticoncepcionais e não tem nenhuma disfunção, possui apenas 25% de chance de engravidar a cada mês. “Isso acontece porque a espécie humana não é muito fértil”, afirma Dra. Ana Carolina Hissa, ginecologista, obstetra e membro da Associação Mulher, Ciência e Reprodução Humana do Brasil (AMCR).

 Segundo ela, a fertilidade é um tema que desperta muitas dúvidas nos casais que desejam ter filhos, mas ainda é permeado de muitos tabus. Por isso, a médica listou sete mitos e verdades respondendo as principais perguntas feitas nos consultórios, que seguem abaixo.

 1 – A reprodução assistida é regulamentada pelo CFM

Verdade

A reprodução assistida é um procedimento regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina. Conforme Dra. Ana esclarece que, de tempos em tempos, o órgão avalia os comportamentos e as necessidades da sociedade e realiza as mudanças necessárias. “Por exemplo, em 2021, o CFM entendeu que era preciso aumentar a idade máxima das mulheres doadoras de óvulos, elevando de 35 para 37, lembrando que as regras são revistas constantemente.

2 – Tratamento de reprodução humana garante gravidez

Mito

Segundo a médica, esta é uma pergunta comum nos consultórios, e sua resposta é negativa. As chances de engravidar por meio da reprodução assistida sobem para 60% em mulheres até 35 anos ou embriões biopsiados (o triplo do processo natural). “É uma evolução muito grande, mas não é 100%. Não há garantia de que dará certo”, avisa.

3 – Pelo método da fertilização in vitro, é possível saber o sexo do bebê

Verdade

É possível sim avaliar cromossomicamente o embrião, ao realizar a biópsia embrionária sai no resultado a euploidia e o sexo do embrião. Embora a técnica tenha essa capacidade, não é possível que se procure o procedimento com esse objetivo.

4 – A fertilização in vitro faz engordar?

Mito

Isso não é verdade. O que acontece é que na reprodução assistida, aumentam alguns hormônios que podem levar à retenção líquida. Porém, isso é transitório.

5 – O orgasmo feminino aumenta a chance de engravidar?

Mito

Há estudos indicando que o orgasmo não eleva as taxas de fecundação. “Na verdade, sabe-se que ele pode aumentar as contrações uterinas, fazendo com que o sêmem chegue melhor na cavidade uterina. Mas os estudos sobre o assunto já demonstraram que isso não tem a ver com as taxas de gravidez”, diz ela.

6 – Infertilidade e impotência são a mesma coisa

Mito

São duas coisas diferentes. A médica explica que é possível ter potência e não ter produção espermática, vice-versa. “Quando o casal percebe que algo não vai bem em um desses dois pontos, é preciso consultar um urologista ou andrologista para descobrir as causas e obter tratamento.

7 – É possível preservar a fertilidade de homens e mulheres

Verdade

A reprodução assistida evoluiu, as técnicas estão cada vez melhores e é possível preservar a fertilidade de homens e mulheres com idade avançada, portadores de câncer, entre outros casos. “Hoje, podemos congelar óvulos e espermatozoides, obtendo taxas muito boas de sucesso, em torno de 80% a 60%, respectivamente.

Fonte: Dra. Ana Carolina Hissa, ginecologista, AMCR (Associação Mulher, Ciência e Reprodução Humana do Brasil)

Foto: www.mgapress.com.br – Mariana Yole Pereira de Souza

https://semprematerna.com.br/como-lidar-com-alteracoes-emocionais-da-gravidez-2/

7 Mitos E Verdades Sobre Infertilidade